A poupança da Caixa vem perdendo cada vez mais adeptos. Aliás, trouxemos 3 substitutos que prometem render bem mais que a caderneta
A poupança é uma conta de investimento de renda fixa, criada para incentivar a aplicação de pequenos valores que geram rendimentos mensalmente.
Entretanto, a poupança da Caixa tem ficado cada vez menos atrativa. Visto que o rendimento oferecido por ela não condiz mais com a realidade e alternativas disponíveis no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a equipe de especialistas em economia do TV Foco, a partir de informações coletadas do portal Space Money, as pessoas passaram a buscar outras alternativas.
Resumo
- A poupança vem perdendo a atratividade;
- Assim, as pessoas estão buscando outras alternativas;
- Aliás, trouxemos 3 delas;
- Eles rendem mais do que a caderneta.
Tesouro Selic (Tesouro Direto)
Trata-se de um dos investimentos mais seguros do mercado por ter uma remuneração diretamente atrelada à taxa Selic, o que significa que, quando a taxa básica de juros aumenta, o rendimento desse título também cresce, superando a poupança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vantagens:
- Baixo risco
- Liquidez diária
- Proteção contra a inflação
Desvantagens:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Taxas de corretagem e custódia
- Imposto de Renda
CDB
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os CDBs podem oferecer retornos atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que costuma acompanhar de perto a taxa Selic. CDBs que pagam 100% do CDI ou mais já oferecem rentabilidade superior à poupança.
Além disso, para quem busca por segurança, os CDBs contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para valores de até R$ 250 mil por CPF e instituição, semelhante à proteção oferecida à poupança.
Fundos de Renda Fixa
Trata-se de mais uma opção interessante para quem deseja fugir da poupança e obter melhores retornos. Esses fundos reúnem recursos de vários investidores para aplicar em ativos de renda fixa, como títulos públicos e privados.
Em geral, os fundos de renda fixa buscam seguir a variação de indicadores como a taxa Selic ou o CDI, oferecendo rentabilidades superiores às da poupança. Nesse caso, seu dinheiro é administrado por especialistas.
Considerações finais
A poupança vem perdendo cada vez mais a sua atratividade. Aliás, isso vem se provando principalmente pelas constantes retiradas que estão até mesmo superando os depósitos.
Nessa matéria, trouxemos 3 formas de rendimento que garantem mais retorno que a caderneta da poupança. Trata-se de uma excelente novidade que promete ajudar sua vida financeira.
Qual o rendimento da poupança hoje?
O Banco Central é o responsável por regulamentar a poupança. Vale lembrar que atualmente ela funciona assim:
- Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial (TR);
- Se a Selic estiver igual a ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será equivalente a 70% da Selic mais a variação da TR.
Vale lembrar que o valor da TR é calculado diariamente, então esse número está sempre sofrendo pequenas alterações. Apenas para referência, a TR acumulada nos últimos 12 meses (abril de 2023 a abril de 2024) é de 1,37%.
Confirma mais matérias sobre os bancos clicando aqui!