A decisão de Simone Tebet caiu como uma bomba para milhares de beneficiários que foram atingidos em cheio com o adeus ao benefício na conta todo mês
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o grande responsável pelo pagamento da aposentadoria e outra gama de benefícios aos trabalhadores brasileiros. E por falar na autarquia, é importante levar em consideração que desde que assumiu como presidente do Brasil, Lula e sua equipe vem trabalhando duro para combater as fraudes relacionadas a Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em meio a situação, a ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, quis adotar uma série de medidas. Segundo o portal Revista dos Benefícios, ela anunciou ainda em agosto de 2023 que o governo iria intensificar a fiscalização para todos os aposentados e pensionistas usando um sistema mais rigoroso de identificação das possíveis irregularidades.
Acontece que o sistema previdenciário brasileiro abre espaço para práticas fraudulentas e erros administrativos que comprometem a sustentabilidade do sistema e prejudicam os que realmente necessitam dos benefícios. As fraudes costumam ocorrer quando indivíduos conseguem vantagens indevidas se aproveitando de manipulação do sistema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O INSS, em um determinado ano, não sei se foi em 2021 ou 2022, deu um salto significativo de beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), de aposentadoria, muito acima da média anual. Não sei se foi no período eleitoral, não sei o que foi que aconteceu”, disse a ministra Simone Tebet.
Em meio a situação, o Governo Federal tem adotado medidas para combater as fraudes e erros nos benefícios do INSS. Assim, podemos afirmar que uma das principais iniciativas é o investimento em tecnologia e inteligência artificial para encontrar padrões suspeitos e cruzar dados de forma mais precisa e evitar fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o Governo Federal tem realizado a capacitação dos servidores do INSS, proporcionando treinamentos e atualizações constantes a respeito das normas e procedimentos previdenciários. A ideia é que eles estejam mais preparados para lidar com as fraudes e possíveis erros, garantindo assim, a oferta do melhor serviço ao cidadão.
Assim, muitos benefícios irregulares podem ir dando aos R$ 1.412 todo mês porque o ‘trator do INSS’ está passando para aniquilar fraudes e economizar gastos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais benefícios não podem ser cortados do INSS?
Alguns benefícios do INSS não podem ser cortados, ou seja, suspensos ou cancelados, além de alguns que não podem passar pelo pente-fino, visto que são permanentes. São eles:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Aposentadoria por Idade;
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
- Aposentadoria rural;
- Aposentadoria Especial.
Lembrando que o único procedimento de confirmação, nesse caso, será a prova de vida anual.