Uma nova revisão vem acontecendo no programa do Governo Federal, cortando os cadastros apontados como irregulares
Surgiram alertas importantes sobre o Bolsa Família. Este ano, a ação social deve diminuir o número de pagamentos, diante de fraudes e irregularidades de uma longa lista de pessoas que estaria recebendo sem estar dentro das regras.
De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento Social, pelo menos 1,1 milhão de cadastros foram excluídos. A verificação tem ficado mais rígida para cortar quem não tem direito e dar vaga para quem realmente precisa de ajuda financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O relatório diz respeito aos números levantados desde 2023. Além disso, o Governo Federal também passa por uma redução de gastos, como já havia anunciado a atual ministra do Orçamento, Simone Tebet. Em janeiro, a tabela de beneficiários totalizava 20,5 milhões de cidadãos.
A suspensão se refere, principalmente, aos cadastros unipessoais, das residências em que mora uma única pessoa. Lula já declarou que não há restrição para esses cidadãos, mas, para receberem o benefício, existem algumas ressalvas e um limite de 16% dentro do Bolsa Família.
Após a repercussão, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, garantiu que o pagamento seguirá normalmente para aqueles que, de fato, precisam. “Nenhum direito será tirado de quem cumpre ali a regra legal. Nós vamos trabalhar para alcançar e assegurar o direito”, disse em coletiva.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Ana Paula Araújo para BDBR e confirma nova lei do Bolsa Família com 3 alertas para não perder benefício em 2025
● “Obrigatório”: Nova lei do Bolsa Família chega hoje (25) com 1 atitude para não perder os R$600 em 2025
● Pagamento ANTECIPADO em março: Essa lista de beneficiários do Bolsa Família já podem sacar o benefício
Em contrapartida, existe um projeto que poderá exigir biometria digital para a concessão dos benefícios. Por enquanto, a ideia ainda não saiu do papel, mas, diante das novas regras e do corte de gastos, a mudança deve ser implantada em breve, ainda que divida opiniões.
O Bolsa Família vai aumentar em 2025?
Até o momento, o pagamento base segue na faixa de R$ 600 por mês. Para alguns grupos, com crianças pequenas, adolescentes em idade escolar e gestantes, surgem também os adicionais. No entanto, neste primeiro semestre, ainda não há previsão de aumento sobre as mensalidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão
- Em resumo, o Bolsa Família vem passando por cortes desde 2023;
- Até este ano, cerca de 1,1 milhão de cadastros tiveram baixa na atual gestão de Lula;
- Além das fraudes apontadas no programa, o Governo Federal passa por uma redução de custos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE