Simone Tebet cravou a decisão que atinge os R$ 1.412 dos beneficiários do órgão do Governo Federal. Entenda o que aconteceu
Não há dúvidas de que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o grande responsável pelo pagamento da aposentadoria e outra gama de benefícios aos trabalhadores brasileiros. Vale lembrar que, desde que Lula assumiu novamente como presidente do Brasil, ele e sua equipe estão trabalhando incansavelmente no combate as fraudes no que diz respeito a Previdência Social.
Inclusive, a ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, decidiu adotar uma série de medidas para combater as irregularidades. Segundo o jornal O GLOBO, ela anunciou no Seminário de Avaliação e Melhoria do Gasto Público, na sede do Ministério do Planejamento, no dia (22/08/2023), novas medidas de fiscalização usando medidas mais rigorosas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O INSS, em um determinado ano, não sei se foi em 2021 ou 2022, deu um salto significativo de beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), de aposentadoria, muito acima da média anual. Não sei se foi no período eleitoral, não sei o que foi que aconteceu”, disse Simone Tebet.
Diante do cenário, o Governo Federal tem tomado algumas atitudes de combate contra essas fraudes e erros nos benefícios do INSS. Vale dizer que, podemos afirmar que uma das principais iniciativas se trata do investimento em tecnologia e inteligência artificial para identificar padrões suspeitos e cruzar dados de forma mais precisa e assim evitar fraudes.
Outro fator crucial se trata do fato do Governo Lula ter promovido a capacitação dos servidores do INSS, proporcionando treinamentos e atualizações constantes a respeito das normas e procedimentos previdenciários. A ideia é que os mesmos estejam mais preparados para lidar com as fraudes e possíveis erros, garantindo assim a oferta do melhor serviço ao cidadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é e para que serve o INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel fundamental na administração dos pagamentos relacionados à aposentadoria e outros benefícios para os trabalhadores no Brasil.
O INSS atua como um órgão crucial para garantir a seguridade social dos trabalhadores brasileiros, oferecendo assistência financeira em várias situações, como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença, entre outros benefícios. Ele permite que milhões de brasileiros tenham direito a uma renda mínima.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE