Se surpreenda ao ver tudo sobre a nova substituta aprovada que chega tomando o lugar do real e está em vigor a milhares no Brasil agora em 2024
O Brasil já teve diversas moedas em seu sistema monetário, como o cruzeiro, o cruzado, entre outros, e agora o real. No entanto, recentemente, milhares de brasileiros foram pegos de surpresa com a chegada de uma nova moeda que já se encontra em vigor e fez com que essa parcela da população se despedisse da atual moeda oficial do país.
Vale dizer que, a novidade é válida em um local da região do sudeste, após uma lei entrar em vigor, fazendo com que muitos possam assim se despedir do Real. Segundo o portal ‘Valor’, o fato ocorreu em Resplendor, cidade do estado de Minas Gerais com cerca de 17,2 mil habitantes (conforme o Censo IBGE 2022).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde abril deste ano, os moradores passaram a ter no bolso outro meio de pagamento físico, sendo ele as notas de Ubérrima. Segundo a prefeitura de Resplendor, a moeda é a primeira do tipo no Brasil. Desenvolvida e implementada com o apoio do Sebrae Minas Gerais. Para isso, foi necessário um investimento de R$ 80 mil na impressão de nada menos que 70 mil cédulas.
A chegada das cédulas veio em cinco valores diferentes, sendo eles 1, 2, 5, 10 e 20 ubérrimas. Além disso, é importante dizer que, cada ubérrima (Ub$), corresponde a um R$ 1,00. Valendo o mesmo que o real e deixando muitos em dúvida sobre o motivo da sua existência, às cédulas de ubérrimas carregam consigo a descrição da serventia.
A resposta para essa pergunta está gravada em cada cédula, carregando s seguinte descrição de sua serventia: “Desenvolvida com objetivo de fortalecer a economia local, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Resplendor/MG e o Sebrae/MG. Esta cédula possui validade apenas no território do Município de Resplendor/MG.”, destaca o informativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criada pela Lei Municipal 1206 de 2022, a Ubérrima possui 2 objetivos claros. O primeiro deles é reter a riqueza no município, já que ela não é aceita em outras cidades e incentiva o consumo em Resplendor. Além disso, aumentar o número de transações no próprio território. Isso porque, o aumento de notas físicas acaba facilitando o troco em circulação no comércio local.
É importante destacar que, a ubérrima não é obrigatória até o momento, logo, os comércios que toparam fazer parte do projeto têm um aviso na entrada indicando aos moradores a nova forma de pagamento. Até agora, a prefeitura destaca que cerca de 50 estabelecimentos comerciais aderiram à nova forma de pagamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Banco Central emite comunicado e convoca quem tem poupança na Caixa, BB, Itaú e + para alerta severo
Estratégia cravada pelo prefeito de Resplendor
O prefeito de Resplendor, Diogo Scarabelli (PP), em entrevista concedida ao portal Valor, explicou como pretende fazer com que as notas circulem na cidade. Segundo ele, a prefeitura deve começar a pagar os benefícios sociais municipais, como a cesta básica, por exemplo, em ubérrimas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acima disso, o câmbio entre real e ubérrima (e vice-versa) será disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, sem taxas de serviço. A intenção é que os comerciantes que fizerem parte do projeto ofereçam descontos, promoções e programas de fidelidade com cashbacks para incentivar a população a pagar em ubérrimas.
Também serão estabelecidos programas que incluirão iniciativas sociais, premiações, projetos educacionais nas escolas, além da criação de incentivos fiscais. Essa moeda, por enquanto, ainda não pode ser depositada nos bancos. Porém, o prefeito diz que há conversas com agências bancárias locais neste sentido.
Quais moedas o Brasil já teve?
Segundo o portal ‘Brasil Escola’, em “toda a sua história, o Brasil teve as seguintes moedas:
- “real português (1568-1833);
- real brasileiro (1833-1942);
- cruzeiro (1942-1967);
- cruzeiro novo (1967-1970);
- cruzeiro (1970-1986);
- cruzado (1986-1989);
- cruzado novo (1989-1990);
- cruzeiro (1990-1993);
- cruzeiro real (1993-1994);
- real (1994-).”
Atualmente são produzidas pelo Banco Central cédulas de 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 reais, além de moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e 1 real.