Uma recente lei municipal aprovada crava uma nova moeda que já está em vigor a milhares de brasileiros agora em 2024. Moradores de cidade em Minas Gerais já podem se despedir do Real
Milhares de brasileiros foram surpreendidos com a chegada de uma nova moeda. Vale dizer que, a nova forma de pagamento já se encontra em vigor e fez com que essa parcela da população vá se despedindo do real. A novidade chegou com tudo e muitos já estão usando o novo sistema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma nova alternativa ao real surgiu recentemente em Minas Gerais e acabou surpreendendo a todos. Na região Sudeste, após uma lei municipal ser aprovada, os moradores de um município já podem se despedir do nosso atual sistema monetário. Destacando que, a mudança é apenas para uma cidade do estado, sendo válida somente naquela área.
Segundo o ‘Valor’, a alteração chegou na cidade de Resplendor, pequeno município de Minas Gerais com 17,2 mil habitantes (conforme o Censo IBGE 2022). Desde abril de 2024, os moradores passaram a ter no bolso outro meio de pagamento físico, sendo ele as notas de Ubérrima, uma alternativa ao real e sendo uma iniciativa pioneira no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a prefeitura, a moeda foi desenvolvida e implementada com o apoio do Sebrae Minas Gerais. Sendo necessário um investimento de R$ 80 mil na impressão de 70 mil cédulas. A chegada das cédulas veio em cinco valores diferentes, sendo eles 1, 2, 5, 10 e 20 ubérrimas. Cada ubérrima (Ub$), corresponde a um R$ 1,00.
Valendo o mesmo que o real, a implementação da nova moeda causou dúvidas, no entanto, o dinheiro é autoexplicativo, e carrega consigo um informativo, veja: “Desenvolvida com objetivo de fortalecer a economia local, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Resplendor/MG e o Sebrae/MG. Esta cédula possui validade apenas no território do Município de Resplendor/MG”, destaca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criada pela Lei Municipal 1206/2022, a Ubérrima possui 2 objetivos. O primeiro é reter a riqueza no município, já que ela não é aceita em outras cidades e incentiva o consumo em Resplendor e aumenta o número de transações no próprio território. A ubérrima não é obrigatória. Tanto que até poucos dias apenas 50 estabelecimentos passaram a aceitar a moeda.
Quando o Drex irá entrar em vigor no Brasil?
As iniciativas selecionadas passaram a ser testadas a partir de julho. E, ao longo do terceiro trimestre de 2024, o BC receberá novas propostas de candidatura de entidades interessadas em participar do Piloto Drex. Os selecionados deverão testar a implementação de smart contrats até o fim do primeiro semestre de 2025.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE