Todos precisam saber detalhes sobre o novo documento que chega com tudo para substituir o Registro Geral
Como todos sabem, o Registro Geral, conhecido como RG, se trata do principal documento de identificação da República Federativa do Brasil expedido a cidadanias brasileiras e portuguesas com igualdade de direitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, todos precisam saber detalhes sobre o adeus do RG em 2023, afinal, o fim do documento tradicional é confirmado, substituto é convocado e vocês saberão de todos os detalhes agora.
Bom, sem mais delongas, vamos direto aos fatos. De acordo com informações do portal Capitalist, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), já tem data definida para entrar em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a CIN se trata de um documento que visa unificar os dados dos cidadãos brasileiros com maior praticidade e segurança. Dessa forma, o novo documento será feito em um modelo único, com validade em todo o território nacional — e um pouco além — contendo o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de identificação.
Além disso, o novo documento também irá contar com uma versão digital, podendo ser acessada através do aplicativo Gov.Br, quando o documento for expedido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as informações que foram divulgadas, a troca entre os documentos será feita de maneira gratuita. Dessa forma, a partir de 6 de novembro de 2023, os órgãos expedidores ficarão obrigados a adotar os padrões da nova identidade.
Qual a diferença entre o RG e o CIN?
Conforme divulgado pela fonte, a diferença entre o antigo RG e a nova CIN, é que o novo documento terá apenas um número em todo o território nacional, que será o CPF.
Por fim, é importante salientar que, nem todos os estados estão emitindo a CIN, sendo que até o momento apenas os que seguem abaixo oferecem o novo documento:
- Rio de Janeiro;
- Santa Catarina;
- Rio Grande do Sul;
- Piauí;
- Pernambuco;
- Paraná;
- Acre;
- Goiás;
- Alagoas;
- Minas Gerais;
- Mato Grosso.