Fique atento com as mudanças
O rodízio em SP sempre causa desconforto nos motoristas, afinal é necessário ficar atento com as sinalizações necessárias para que o condutor não seja multado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que o sistema do rodízio de São Paulo não é aplicado em todas as ruas da cidade. Ele acontece apenas na região chamada de ‘Centro Expandido’ da cidade, sendo definida por avenidas e marginais do Minianel Viário.
SAIBA MAIS! Fiat anuncia volta TRIUNFAL de carro amado pelos brasileiros e motoristas comemoram hoje (06/10)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para que você entenda melhor, as principais vias que fazem parte da zona de rodízio em São Paulo são:
- Marginal do Rio Tietê, na extensão entre Avenida Salim Farah Maluf e Marginal do Rio Pinheiros;
- Marginal do Rio Pinheiros, da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes;
- Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, no percurso entre Viaduto Grande São Paulo e Avenida Salim Farah Maluf;
- Toda a Avenida dos Bandeirantes;
- Toda a Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay;
- Todo o Complexo Viário Maria Maluf;
- Toda a Avenida Presidente Tancredo Neves;
- Toda a Avenida das Juntas Provisórias;
- Todo o Viaduto Grande São Paulo;
O rodízio de São Paulo é um sistema aderido na capital paulista, cujo intuito é reduzir o fluxo de carros em locais e horários preestabelecidos, para diminuir congestionamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Brasil, apenas a cidade de São Paulo conta com o rodízio, com a Operação Horário de Pico. Com uma frota total de mais de 9 milhões de carros, segundo levantamento do DETRAN SP realizado em novembro de 2019, a cidade já possui o horário do rodízio estabelecido há bastante tempo.
A legislação que regulamenta a Operação Horário de Pico em SP é a Lei Municipal Nº 12.490, de 3 de outubro de 1997. O que muitas pessoas se questionam é se automóveis com placas de outras cidades estão sujeitos ao rodízio, e a resposta é sim de acordo com informações do site da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego, órgão da Prefeitura Municipal de SP).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS AFINAL, QUANDO O RODÍZIO DARÁ ADEUS?
O temido rodízio de São Paulo não funciona o ano todo, onde existe um período em que ele é suspenso. Isso acontece durante as festas de fim de ano, além de feriados e outros eventos que acabam demandando o seu cancelamento temporário.