Adeus, rodízio: Lei de trânsito em vigor traz 5 casos que garantem isenção a motoristas de SP

Adeus rodízio de carros em São Paulo para esses 5 casos (Foto: Divulgação)

Adeus rodízio de carros em São Paulo para esses 5 casos (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Graças a uma lei de trânsito em vigor, o famoso rodízio chega ao fim em São Paulo para carros que atendam a esses 5 casos

Em São Paulo, existe um rodízio de carros, que tem como foco reduzir o tráfego, melhorar a mobilidade urbana e diminuir a poluição na cidade.

Afinal, se todos resolvem sair de carro no mesmo dia em São Paulo, o tráfego seria mais demorado do que é hoje. Dessa maneira, há esse rodízio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, o time de especialistas em trânsito do TV Foco, a partir de informações do site Doutor Multas, ficou sabendo que há 5 casos que dispensam o rodízio.

ADEUS RODÍZIO DE CARROS

PESSOAS BENEFICIADAS

Por conta do decreto 58.584/18 de 21/12/18, alterado pelo decreto 58.604 de 16/01/19, Portaria SMT.DSV.GAB nº 33/19 e Portaria SMT.DSV.GAB nº 12/2021, essa lista não faz rodízio.

É uma isenção garantida para pessoas com deficiência ou doença crônica que comprometa a mobilidade ou em tratamento continuado debilitante de doença grave.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, é um benefício que pensa na inclusão de pessoas, que, precisam de uma atenção especial para se locomover.

OS 5 CASOS

  1. Operados por indivíduos com deficiência, conforme definido no artigo 2º da Lei 13.146/2015, ou por quem os transporte;
  2. Conduzidos por aqueles que transportam pessoas com deficiência mental, intelectual ou visual;
  3. Dirigidos por pessoas portadoras de doença crônica que comprometa sua mobilidade, ou por quem as transporte;
  4. Operados por pessoas que estão em tratamento médico contínuo para uma doença grave debilitante, ou por quem as transporte;
  5. Conduzidos por pessoas com deficiência auditiva*, ou por quem as transporte.

CONCLUSÕES FINAIS

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por conta desses 5 casos específicos, essas pessoas têm direito a isenção do famoso rodízio de São Paulo. Sendo assim, elas não precisam se preocupar em atender essa regra de trânsito. Veja se você tem direito a aderir a ela em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMO FUNCIONA O RODÍZIO DE SÃO PAULO?

Em resumo, a cada dia útil da semana, dois finais de placa são proibidos de circular. Por exemplo, na segunda-feira, estão proibidos de circular veículos com dígito final igual a 1 ou 2. Sendo assim, os paulistas precisam de atenção as suas datas, ou então, podem tomar multa se sair no dia errado.

VEJA TAMBÉM ESSA BOMBA SOBRE O RODÍZIO

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile