ENTENDA!

R$ 1.412 em risco: Bonner confirma alerta oficial do INSS a pagamento de idosos 60+

William Bonner, Jornal Nacional

William Bonner deu notícia no Jornal Nacional (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo chamou atenção para problema confirmado pelo instituto, após número de denúncias disparar no Disque 100

Em 2023, William Bonner destacou um problema que atingiu diretamente os idosos do INSS. Na época, houve um aumento significativo no número de golpes contra a população mais velha.

Para quem não acompanhou, dados oficiais do Governo Federal confirmaram que os crimes cresceram em mais de 70% no país no ano passado, se comparados com 2022. Na maioria dos casos, os ladrões se passavam por servidores do instituto, entrando em contato com as vítimas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eles tinham todas as informações. Não sei como, mas foram pegando, e eu tinha certeza que estava sendo orientado por funcionário do banco. Era pessoa técnica, era pessoa que conhecia o problema”, contou uma das vítimas ao Jornal Nacional, após perder o salário mínimo do mês.

O Disque 100, do Governo Federal, apenas nos três primeiros meses de 2023, havia registrado mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais contra idosos. Um dos motivos apontados foi a falta de familiaridade com a tecnologia. Agora, a expectativa é de que os números tenham diminuído no levantamento que encerrará 2024.

“Esse número de denúncias pode até ser maior, dado o constrangimento, a vergonha que muitas pessoas idosas têm porque passaram por uma situação constrangedora e violenta contra si mesma”, disse Alexandre da Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, quais os principais golpes aos beneficiários do INSS?

Até a chegada de 2025, salário mínimo está fixado em R$ 1.412, inclusive para o INSS (Foto: Divulgação)

Conclusão

Em resposta, o INSS ressaltou que um dos caminhos é procurar os grupos de proteção aos idosos ou as associações. O Sindicato Nacional dos Aposentados já recebeu, em 2023, mais de 800 vítimas de golpes financeiros, que buscavam orientações e assistência jurídica para tentar encontrar uma saída.

+ Aliás, veja outras notícias sobre benefícios sociais disponíveis aos cidadãos brasileiros!

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile