Toyota e Fiat fecham fábricas no Brasil e clientes ficam apreensivos com futuro
A Fiat e a Toyota são duas das mais tradicionais e famosas montadoras de carros no Brasil, vendendo anualmente milhares de carros para os brasileiros.
O problema é que recentemente, as montadoras anunciaram o fechamento de suas fábricas nacionais, causando apreensão e medo nos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em novembro de 2022, segundo informações da Mobi Auto, a Stellantis, dona das marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram no Brasil, encerrou as atividades da fábrica de motores em Campo Largo (PR).
Em nota a empresa confirmou que vai buscar uma forma de realocar os 210 funcionários que trabalhavam no local.
E A MONTADORA JAPONESA?
Segundo informações do Auto Esporte, a Toyota anunciou em 2022 que encerrou as operações na unidade de São Bernardo do Campo (SP), a primeira da empresa fora do Japão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inaugurado há 61 anos, em 1962, o local está sendo desativado de forma gradual entre o final de 2022 e novembro deste ano.
Atualmente a fábrica de São Bernardo vinha sendo responsável por produzir peças para a linha de motores em Porto Feliz (SP) e componentes de exportação para a montagem do motor do sedã Camry, nos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lei de trânsito em vigor traz proibição na CNH em 2024 e crava 3 alertas severos aos motoristas hoje (27)
● Alerta geral na Magazine Luiza e mais: Produto nº1 é recolhido às pressas com risco de queimadura aos clientes
● Aposentados do INSS recebem péssima notícia nesta sexta (27/12) com pausa no pagamento em 2025
Segundo a Toyota, “será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista” de se realocarem em outras unidades da empresa. Atualmente, cerca de 550 pessoas trabalham no local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa afirma que iniciativa tem como objetivo “buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no país.”
Vale destacar que o fim dessas operações nada influenciam no trabalho das duas montadoras no Brasil. A Toyota e a Fiat seguem como uma das duas montadoras mais bem requisitadas do país, vendendo e emplacando centenas de carros anualmente.