Adeus no Salvador Shopping: Fim de serviço popular em gigante da Bahia abala clientes em 2025

21/04/2025 às 4h00

Imagem PreCarregada
Salvador Shopping se despediu de um dos seus principais serviços (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Bahia Econômica)

Encerramento de um dos principais serviços em Salvador Shopping é confirmado e abala milhares de consumidores neste ano de 2025

E o fim de um dos principais serviços oferecidos no Salvador Shopping abalou milhares de clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da unidade Bompreço no Salvador Shopping, pertencente ao Grupo Carrefour, o qual iniciou sua despedida no complexo comercial ainda em dezembro de 2024, o que ainda abala clientes em 2025.

Sendo assim, a partir de informações do portal Bahia Econômica e Jornal dos Correios, a equipe especializada em economia do TV Foco, traz mais detalhes sobre o ocorrido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAS ATENÇÃO! Antes de prosseguirmos com essa matéria, é bom deixar claro que esses movimentos não têm nenhuma relação com crises financeiras e sim com uma estratégia de reestruturação.

Unidade do Bompreço do Salvador Shopping  (Foto Reprodução/Bahia Econômica)
Unidade do Bompreço do Salvador Shopping (Foto Reprodução/Bahia Econômica)

Movimento natural:

Todo esse movimento faz parte de uma estratégia das conversões de algumas bandeiras adquiridas pelo Grupo Carrefour com a compra do BIG Hipermercados, concluída em 2022, conforme podem ver por aqui*.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, como o espaço da loja em específico não comporta a estrutura do Atacadão, o mesmo optou por simplesmente fechar a unidade.

Atacadão e fim de serviço - Foto Reprodução Internet
O espaço da loja não comporta a estrutura do Atacadão do Grupo Carrefour (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Trocando em miúdos, a estratégia do grupo Carrefour com relação à Bahia é fortalecer a atuação do segmento de atacado, bandeira Atacadão, e manter e ampliar as lojas do Sam’s Club.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembrando que o Carrefour anunciou a primeira baixa: a unidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, ainda em dezembro de 2023.

Em seguida, outras unidades em Salvador entraram no radar:

  • Algumas, como as da Pituba, Garibaldi, Brotas, Itapuã e da região do Shopping Barra, foram convertidas em Atacadão.
  • Outras, como as do Canela, Barra (Barão de Itapoan) e Rio Vermelho, fecharam as portas de vez — esta última, inclusive, antes do prazo previsto.

Estratégia por trás das decisões: foco no atacarejo:

Conforme dito acima, o fechamento da unidade no Shopping Salvador faz parte de uma estratégia maior que começou após a compra do Grupo BIG, concluída em 2022 por R$ 7,5 bilhões.

Apenas para relembrar, com a aquisição, o Carrefour levou junto as bandeiras como:

  • Bompreço;
  • Maxxi Atacado;
  • Sam’s Club.

Além disso, o grupo francês redesenhou seu portfólio para priorizar modelos mais rentáveis.

Nisso, a principal aposta foi o Atacadão, o qual cresce no Brasil com lojas voltadas ao consumo em grande escala, oferecendo preços mais baixos por unidade e reduzindo custos operacionais.

Inclusive, a unidade da Avenida Centenário, em Salvador, é um exemplo dessa conversão bem-sucedida.

Em nota oficial, o Carrefour garantiu que continua apostando na Bahia, onde manterá mais de 40 lojas em diferentes formatos, incluindo varejo, atacado e clube de compras.

E ainda reforçou que o movimento é uma readequação ao mercado e não uma saída do estado.

O que está mudando no varejo em geral?

Lembrando que essa decisão de encerrar lojas Bompreço e investir em atacarejos não é exclusiva do Carrefour. Trata-se de uma tendência do setor, marcada por:

  • Mudança no perfil de consumo: os clientes buscam mais economia e preferem o atacarejo ao hipermercado tradicional.
  • Rentabilidade: hipermercados enfrentam margens cada vez menores e custos fixos altos.
  • Concorrência: redes como Assaí e a extinta Makro ocuparam rapidamente o espaço do atacarejo no Nordeste, tornando o formato do Atacadão uma resposta estratégica do Carrefour.
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
A decisão faz parte de uma estratégia do Carrefour levando em consideração a preferência do consumidor em atacados (Foto: Reprodução/ Internet)

Conclusão:

A estratégia do grupo Carrefour com relação à Bahia é fortalecer a atuação do segmento de atacado, bandeira Atacadão, e manter e ampliar as lojas do Sam’s Club.

O fechamento das unidades Bompreço, como a do Salvador Shopping é resultado direto dessa reestruturação.

A conversão de hipermercados em atacarejo atende ao novo perfil de consumo, focado em economia e volume.

Por fim, o grupo ajustou suas operações a fim de buscar maior eficiência e competitividade em um mercado em transformação.

Mas, para saber mais sobre essas histórias de fins abruptos, retomadas e muito mais, clique aqui*.

bahia
Salvador
Serviços em shopping
shopping
shopping salvador

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.