Adeus no Salvador Shopping: Fim de serviço popular em gigante da Bahia abala clientes em 2025
21/04/2025 às 4h00

Encerramento de um dos principais serviços em Salvador Shopping é confirmado e abala milhares de consumidores neste ano de 2025
E o fim de um dos principais serviços oferecidos no Salvador Shopping abalou milhares de clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da unidade Bompreço no Salvador Shopping, pertencente ao Grupo Carrefour, o qual iniciou sua despedida no complexo comercial ainda em dezembro de 2024, o que ainda abala clientes em 2025.
Sendo assim, a partir de informações do portal Bahia Econômica e Jornal dos Correios, a equipe especializada em economia do TV Foco, traz mais detalhes sobre o ocorrido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS ATENÇÃO! Antes de prosseguirmos com essa matéria, é bom deixar claro que esses movimentos não têm nenhuma relação com crises financeiras e sim com uma estratégia de reestruturação.

Movimento natural:
Todo esse movimento faz parte de uma estratégia das conversões de algumas bandeiras adquiridas pelo Grupo Carrefour com a compra do BIG Hipermercados, concluída em 2022, conforme podem ver por aqui*.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ronaldo Caiado ciente: Loja n°1 do Goiânia Shopping tem fechamento confirmado em GO após 26 anos

Fim dos shoppings: Estudo confirma o que está acontecendo e verdade reveladora

Iguatemi e Prado Boulevard choram: 2 shoppings populares de Campinas, SP, são esmagados por nº1 em 2025
No entanto, como o espaço da loja em específico não comporta a estrutura do Atacadão, o mesmo optou por simplesmente fechar a unidade.

Trocando em miúdos, a estratégia do grupo Carrefour com relação à Bahia é fortalecer a atuação do segmento de atacado, bandeira Atacadão, e manter e ampliar as lojas do Sam’s Club.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lembrando que o Carrefour anunciou a primeira baixa: a unidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, ainda em dezembro de 2023.
Em seguida, outras unidades em Salvador entraram no radar:
- Algumas, como as da Pituba, Garibaldi, Brotas, Itapuã e da região do Shopping Barra, foram convertidas em Atacadão.
- Outras, como as do Canela, Barra (Barão de Itapoan) e Rio Vermelho, fecharam as portas de vez — esta última, inclusive, antes do prazo previsto.
Estratégia por trás das decisões: foco no atacarejo:
Conforme dito acima, o fechamento da unidade no Shopping Salvador faz parte de uma estratégia maior que começou após a compra do Grupo BIG, concluída em 2022 por R$ 7,5 bilhões.
Apenas para relembrar, com a aquisição, o Carrefour levou junto as bandeiras como:
- Bompreço;
- Maxxi Atacado;
- Sam’s Club.
Além disso, o grupo francês redesenhou seu portfólio para priorizar modelos mais rentáveis.
Nisso, a principal aposta foi o Atacadão, o qual cresce no Brasil com lojas voltadas ao consumo em grande escala, oferecendo preços mais baixos por unidade e reduzindo custos operacionais.
Inclusive, a unidade da Avenida Centenário, em Salvador, é um exemplo dessa conversão bem-sucedida.
Em nota oficial, o Carrefour garantiu que continua apostando na Bahia, onde manterá mais de 40 lojas em diferentes formatos, incluindo varejo, atacado e clube de compras.
E ainda reforçou que o movimento é uma readequação ao mercado e não uma saída do estado.
O que está mudando no varejo em geral?
Lembrando que essa decisão de encerrar lojas Bompreço e investir em atacarejos não é exclusiva do Carrefour. Trata-se de uma tendência do setor, marcada por:
- Mudança no perfil de consumo: os clientes buscam mais economia e preferem o atacarejo ao hipermercado tradicional.
- Rentabilidade: hipermercados enfrentam margens cada vez menores e custos fixos altos.
- Concorrência: redes como Assaí e a extinta Makro ocuparam rapidamente o espaço do atacarejo no Nordeste, tornando o formato do Atacadão uma resposta estratégica do Carrefour.

Conclusão:
A estratégia do grupo Carrefour com relação à Bahia é fortalecer a atuação do segmento de atacado, bandeira Atacadão, e manter e ampliar as lojas do Sam’s Club.
O fechamento das unidades Bompreço, como a do Salvador Shopping é resultado direto dessa reestruturação.
A conversão de hipermercados em atacarejo atende ao novo perfil de consumo, focado em economia e volume.
Por fim, o grupo ajustou suas operações a fim de buscar maior eficiência e competitividade em um mercado em transformação.
Mas, para saber mais sobre essas histórias de fins abruptos, retomadas e muito mais, clique aqui*.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.