ATENÇÃO!
Adeus, suspensão da CNH: Nova lei de trânsito anunciada chega pra dobrar limite de pontos e salvar motoristas
01/03/2025 às 9h45

Uma nova lei armada visa dobrar o limite de pontos na CNH para salvar os motoristas da suspensão do documento
Sem dúvidas, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais importantes para quem dirige no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de ser a permissão para conduzir um veículo, a CNH também está ligada à Lei de Trânsito, que estabelece regras e punições para quem não cumpre as normas nas vias.
Atualmente, o sistema de pontos na CNH funciona da seguinte maneira: cada infração cometida gera uma certa quantidade de pontos, que variam de acordo com a gravidade da infração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo a lei atual, do artigo 262 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quando o motorista atinge 40 pontos, sua CNH acaba sendo suspensa.
No entanto, muitos motoristas acreditam que o sistema de pontos é severo, especialmente para infrações mais leves, como exceder o limite de velocidade em locais com muitos radares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim das dívidas com multas de trânsito: Lei em vigor na era Lula derruba valor aos idosos 60+ em 2 passos
● “Agora”: Nova lei do semáforo acaba de chegar em Campinas, SP, e traz alerta urgente aos motoristas
● Plano de lei de trânsito anunciada em Campo Grande, MS, chega com +1 mudança na era Adriane Lopes em 2025

Dessa forma, uma nova lei foi anunciada visando dobrar o limite de pontos na CNH. Ou seja, o motorista poderia acumular até 80 pontos antes de ter sua habilitação suspensa. Veja mais detalhes.
Adeus, suspensão da CNH
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) apresentou um projeto de lei que pode alterar significativamente o limite de pontos para a suspensão da CNH.
De acordo com o portal da Câmara dos Deputados, se aprovado, o projeto PL 2002/2024 aumentaria de 40 para 80 pontos o limite anual de pontuação para motoristas.
Atualmente, como mencionamos anteriormente, o CTB estabelece que o motorista tem o limite de 40 pontos no acumulado de infrações para evitar a suspensão da CNH.
No entanto, a proposta de lei visa tornar esse limite mais flexível, permitindo que motoristas cometendo infrações menores possam acumular até 80 pontos, sem que haja a suspensão do documento.

A exceção seriam as infrações gravíssimas. Assim, caso o motorista cometa uma infração desse tipo, o limite cairia para 30 pontos.
Se ele cometer duas infrações gravíssimas, o limite seria reduzido para 20 pontos, mantendo o caráter severo para as infrações mais perigosas.
A deputada justifica a proposta destacando o aumento do número de radares de velocidade nas ruas dos grandes centros urbanos.
O que, segundo ela, tem causado uma série de suspensões de CNH para motoristas que, em sua maioria, não representam risco grave para a segurança no trânsito.
Muitos motoristas profissionais, que dependem do transporte para sua atividade, seriam diretamente beneficiados por essa mudança, uma vez que as multas por pequenas infrações, têm se acumulado.

O projeto foi apresentado em maio de 2024 e ainda está em tramitação, atualmente segue aguardado o parecer do relator na Comissão de Viação e Transportes (CVT), desde outubro do ano passado.
Considerações finais
- Em suma, a proposta de dobrar o limite de pontos na CNH, apresentada pela deputada Carla Zambelli, busca aliviar a penalização de motoristas.
- Assim, beneficiando especialmente profissionais, que cometem infrações leves, como o excesso de velocidade em áreas com muitos radares.
- O projeto permitiria que os motoristas acumulassem até 80 pontos sem perder a CNH, mas manteria limites mais baixos para infrações gravíssimas.
- O projeto ainda está em tramitação e precisa de mais debates para avaliar seus impactos antes de uma possível aprovação.
Qual a infração mais grave no trânsito?
As infrações gravíssimas são aquelas com alto risco para o infrator e também para os outros. O valor das multas começa em R$ 293,47 e causam também sete pontos na CNH.
Além disso, é importante saber que algumas infrações gravíssimas podem ter como penalidade a suspensão automática da CNH.
Confira algumas das infrações gravíssimas previstas no CTB:
- Dirigir veículo sem possuir CNH, PPD ou Autorização para Conduzir Ciclomotor ou com esses documentos cassados ou suspensos (art. 162, I e art. 162, II);
- Dirigir veículo sem utilizar os acessórios obrigatórios, como óculos ou aparelho de audição, por exemplo (art. 162, VI);
- Dirigir ameaçando outros veículos, pedestres ou ciclistas (Art. 170);
- Disputar rachas (art. 173);
- Dirigir sob influência de álcool (art. 165).
Por fim, veja esta matéria: Fim de uma era: Nova lei da CNH aprovada na Câmara e acerta em cheio o documento dos idosos 60+
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.