CONFIRA!
Adeus: Uber emite comunicado oficial e confirma encerramento de serviço aclamado em país
13/09/2024 às 13h37
A plataforma passou por alguns problemas envolvendo a segurança de dados em app e acabou precisando encerrar um serviço bastante aclamado em país
Quando o assunto são os transportes de aplicativo, a Uber é uma das principais plataformas do mundo. Presente em diversos países, sendo em cerca de 70, a empresa é uma verdadeira gigante no setor do transporte privado. Apesar da fama e importância, a empresa passou por um problema onde precisou comunicar o encerramento de um serviço aclamado em um país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, a Uber costuma oferecer inúmeros serviços em seu aplicativo. Isso faz com que clientes se interessem em usar os serviços da empresa e também aumenta o campo de atuação. No entanto, um serviço aclamado da plataforma que era oferecido nos Estados Unidos, deixou de existir após alguns problemas, mas, a empresa nunca especificou com certeza os motivos do seu fim.
Acontece que nos Estados Unidos, a empresa oferecia um importante serviço aos seus usuários. Além das corridas normais e do Uber Eats, que também já funcionou no Brasil, mas foi encerrado no ano passado, eles também mantinham o Drizly, que tinha como foco a entrega de bebidas alcoólicas em algumas cidades do país norte-americano, no entanto, ele foi encerrado pela plataforma em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as informações divulgadas pelo portal ‘Exame’, em 2021, a Uber comprou a plataforma Drizly por US$ 1,1 bilhão, que serviu de complemento para o Eats, que segue em pleno funcionamento nos Estado Unidos. A aquisição do serviço fez parte de sua expansão para o negócio de entregas. No entanto, após 3 anos de atividades, o grupo anunciou o encerramento do serviço.
Os problemas de segurança podem ter sido um dos motivos do fim da plataforma de entregas, conforme o que foi exposto pelo portal ‘Olhar Digital’. A Drizly sofreu um ataque cibernético que resultou no roubo de informações de cerca de 2,5 milhões de clientes. As informações dão conta de que o vazamento de dados da Drizly aconteceu em 2022, um ano após a Uber comprar a empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já em 2023, a Comissão Federal de Comércio dos Estado Unidos exigiu que o app implementasse novas medidas de segurança de dados.
Veja o comunicado da Uber
“Após três anos de Drizly operando de forma independente dentro da família Uber, decidimos fechar o negócio e nos concentrar em nossa estratégia central do Uber Eats de ajudar os consumidores a obter quase tudo — de alimentos a mantimentos e álcool — tudo em um único aplicativo. Somos gratos à equipe Drizly por suas muitas contribuições para o crescimento da categoria de entrega BevAlc como pioneira original do setor”, disse o comunicado na época.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Valor do IPVA e novo prazo para renovar a CNH: Lei de trânsito traz 2 viradas a motoristas em 2025
● Queimadura e recolhimento às pressas: Marca arranca produto nº1 da Amazon e Magalu com alerta geral aos clientes
● R$2,4B, 14º salário garantido e 13º na conta: 2 pagamentos salvam lista de trabalhadores no fim de 2024
Além disso, a Drizly também soltou uma nota por meio das rede sociais, em um tom bastante bem-humorado, veja:
“Os dinossauros. Licor de malte com cafeína e Drizly … Afinal, é verdade o que dizem… todas as coisas boas devem chegar ao fim. Queríamos que você ouvisse de nós: estamos fechando a Drizly. Então, vamos falar sobre o que isso significa: Estamos fechando aos poucos — os pedidos ainda estão abertos até o final de março. Certificaremos de informar você quando for a última chamada.
Está tudo bem seguir em frente. Na verdade, encorajamos isso. Você provavelmente se sentirá em casa no Uber Eats, pois a seleção de bebidas que você conhece e adora está disponível lá. E veja bem — nós entendemos. Eles são altos. Eles são elegantes. E eles entregam quase tudo. Achamos que você vai se dar muito bem juntos.
Como presente de despedida, alguns privilégios exclusivos estão a caminho. Nas próximas semanas, você vai querer ficar de olho na sua caixa de entrada por promoções (duh, estamos fechando, mas ainda somos nós) para o Uber Eats. É só isso por agora. Não, você desliga primeiro.
-Drizly
P.S. Diga aos seus cães que sentimos muito pelos sinos de porta nos nossos comerciais por todos esses anos.”
QUANDO A UBER CHEGOU NO BRASIL?
A Uber iniciou a sua trajetória no mercado em março de 2009, em São Francisco, na Califórnia, por Garrett Camp e Travis Kalanick. Nos Estados Unidos, a plataforma cresceu, mas chegou no Brasil apenas no ano de 2014, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, logo antes da Copa do Mundo. Desde então, a Uber tornou-se uma das principais opções no ramo. Nos últimos anos, outras empresas também nasceram, como a 99.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]