Mais de 100 mil cartões do Bilhete Único foram cancelados em São Paulo e situação afeta milhões de usuários que dependem de ônibus, metrô e trens para se locomover
Quem depende do transporte público sabe bem a importância que o Metrô, os trens da CPTM e até mesmo os cartões de Bilhete Único tem. Afinal de contas além de prático, ele garante que o passageiro consiga integrações e até mesmo economize nas passagens, dependendo da modalidade.
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Ainda mais na região de São Paulo, aonde a maioria dos residentes dependem do mesmo para se locomover ao trabalho, faculdade e compromissos diversos todos os dias.
Porém, um terror está rondando o sistema de cartões do Bilhete Único e situação, além de alarmante, afeta milhões de usuários.
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Isso porque, de acordo com o portal G1, a quantidade de cartões cancelados por suspeita de fraude aumentou 23% nos três primeiros de 2024, em comparação com o mesmo período do último ano de 2023, conforme aponta um levantamento via Lei de Acesso à Informação.
Como mencionamos logo acima, o Bilhete Único há anos é o principal meio de pagamento em ônibus municipais, Metrôs e trens da CPTM em toda capital paulista, correspondendo a 95% das cerca de 7 milhões de viagens diárias).
Não é de hoje
Ainda de acordo com o G1, cerca de 101.233 cartões “foram cancelados por recarga falsa de janeiro a março de 2024”. No mesmo período do ano passado, 82.412 bilhetes foram suspensos por fraude.
Vale mencionar que desde o ano de 2021, os cartões sem identificação (como RG ou CPF) foram cancelados, e a SPTrans passou a adotar medidas mais rigorosas para a emissão do Bilhete Único.
Entre elas está a exigência do preenchimento de um formulário com todos os dados pessoais do passageiro no site da SPTrans.
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O que fazer para proteger o Bilhete Único de possíveis tentativas de fraude?
Segundo orientado pela própria SPTrans, os passageiros devem sempre recarregar seus cartões em canais oficiais, como aplicativos autorizados para celular e a Loja Virtual da SPTrans, para evitar golpes ou cartões carregados com créditos falsos, o que pode fatalmente culminar no bloqueio do bilhete.
Vale desacatar que no dia dia 23 de maio de 2023, foi lançado o edital de licitação para a contratação de uma instituição financeira que deverá prestar serviços ligados à arrecadação e partilha dos valores do Bilhete Único entre as empresas inseridas no convênio de integração tarifária.
Ou seja, a escolha do banco que controla as transações bancárias e reúne todo o valor pago pelos passageiros ao passar os bilhetes.