O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!

Fim de unidade crucial do McDonald’s em São Paulo é decretado por Tarcísio após 4 décadas

Decreto de Tarcísio Freitas desapropria unidade do McDonald's em uma das regiões mais populosas de São Paulo (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Freepik/REUTERS/Adriano Machado)

Decreto de Tarcísio Freitas desapropria unidade do McDonald's em uma das regiões mais populosas de São Paulo (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Freepik/REUTERS/Adriano Machado)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das unidades mais tradicionais da rede do McDonald’s, localizado em uma das regiões mais povoadas de São Paulo tem fim confirmado após ordem de Tarcísio de Freitas

E uma unidade antiga e crucial do McDonald’s está com os dias contados após ter a sua desapropriação anunciada por conta de um novo decreto feito pelo Governador Tarcísio de Freitas, emitido em junho deste ano de 2024.

A unidade em si trata-se da mais antiga de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo. Ela foi inaugurada ainda no início da década de 90, ou seja, a mesma tem 4 décadas de existência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua localização exata fica entre o cruzamento das avenidas Tiradentes e Paulo Faccini. Essa medida foi tomada em prol dos processos necessários para viabilizar o projeto de construção da estação de metrô Bosque Maia da Linha 19-Celeste, a última do ramal.

De acordo com o portal GRU Diário, o decreto de nº 68.552/2024, assinado ainda no dia 22 de maio de 2024 pelo governador, definiu os terrenos para a implantação de 5 estações no município, além de poços de ventilação e saídas de emergência.

No caso da estação Bosque Maia, a estatal metroviária recebeu ordem para buscar a desapropriação amigável, ou se necessário, judicial. Além do McDonald’s, foram atingidos por esse mesmo decreto o posto Shell, ao lado, a agência bancária do Santander e outros estabelecimentos comerciais na região, como uma academia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os processos:

Essas desapropriações, de acordo com o portal, fazem parte de um processo mais amplo que também envolve a desocupação de uma grande área no calçadão da Dom Pedro.

A Linha 19-Celeste, quando concluída, deverá conectar a região central de São Paulo a Guarulhos, passando por áreas importantes como a Zona Norte da capital, Shopping Internacional e Vila Augusta.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A linha integrará com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, partindo da Estação Anhangabaú, próxima ao Terminal Bandeira de ônibus urbanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora isso, no bairro do Pari, será construída uma estação próxima à Feirinha da Madrugada, com integração com a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Todas as despesas da desapropriação serão bancadas pelo Metrô, que está autorizado a iniciar os processos judiciais de desapropriação e ocupação temporária.

Vale dizer que os responsáveis pelos imóveis atingidos ainda não se pronunciaram, porém o espaço permanece aberto caso os mesmos queiram se manifestar.

Novas desapropriações

De acordo com o portal Diário dos Trilhos, o Governo do Estado de São Paulo publicou nesta última quarta-feira (18), através do Diário Oficial, um aviso de licitação para contratar serviços especializados de engenharia e arquitetura para a Linha 19-Celeste do Metrô.

A empresa ou consórcio selecionado no processo deve atuar com a avaliação imobiliária de imóveis, busca de documentação, análise fundiária e montagem dos processos administrativos para a desapropriação dos locais que serão escolhidos.

Fora isso o Metrô e o Estado já realizaram duas sessões de  desapropriação, uma na região central da capital, em área entre o Anhangabaú e a Bela Vista, e em Guarulhos, com localidades para a implantação de cinco estações.

Resta definir os imóveis e terrenos do centro até a Zona Norte de Sâo Paulo, trecho que receberá as outras 10 estações da primeira fase desta linha.

A sessão pública com o recebimento das propostas será feita no dia 10 de outubro, quando os interessados apresentarem os valores para realizar o serviço.

Qual foi o investimento da Linha 19- Celeste?

De acordo com o portal Metrô-CPTM, a Linha 19-Celeste será totalmente subterrânea. O trajeto entre as estações Bosque Maia e Anhangabaú será feito em 29 minutos. É possível que haja integração, em uma segunda etapa do projeto, com a Linha 13-Jade da CPTM que ligará o Aeroporto Internacional de Guarulhos à Estação da Luz.

Conforme exposto pelo Diário do Transporte, a obra prevê a criação de 10.578 empregos diretos e 18.164 indiretos e investimento de R$11,45 bilhões em obras civis e R$1,08 bilhões com as desapropriações.

Considerações finais:

No que se refere a Linha 19- Celeste, conforme exposto pelo próprio portal do Metrô-SP, a expectativa é de que quase 700 mil passageiros utilizem a linha diariamente. Todas essas desapropriações devem acontecer até 2025, já as obras estão previstas para acontecer entre 2025 e 2030.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile