Criação de fake news do adm de Juliette, se deu no ano de 2012
Huayna Tejo, é o responsável por comandar a equipe que toma conta das redes sociais de Juliette Freire, participante do BBB21. O perfil da paraibana, vale dizer, já alcançou mais de 20 milhões de seguidores, um fenômeno nunca visto antes. Quando entrou no reality, ela tinha apenas pouco mais de 3 mil seguidores.
E de acordo com informações do Jornal Extra, Huayna Tejo já foi acusado de criar fake news contra Fernando Haddad no ano de 2012, na campanha eleitoral pela prefeitura de São Paulo. Segundo a publicação, o paraibano que coordena uma equipe de 20 pessoas que trabalham em prol de Juliette, foi acusado de ter criado para José Serra, uma página com fake news contra o adversário do político na época, Fernando Haddad, por meio da sua empresa, a Soda Virtual.
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Na oportunidade, a empresa de Huayna Tejo teria recebido 250 mil da campanha de Serra para prestar serviços de “criação e inclusão de páginas na internet”, segundo mostrou as prestações de contas parciais do tucano na época.
No site criado em nome de Fernando Haddad, existia uma série de propostas falsas atribuídas ao candidato petista, entre elas a construção de 50 escolas de lata e o aumento no IPTU de São Paulo. A página se assemelhava muito com à linguagem utilizada por Haddad no seu material de campanha.
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PÁGINA FOI TIRADA DO AR
Para o juiz Henrique Harris Júnior, da 1ª Zona Eleitoral de SP, as mensagens eram “passíveis de enquadramento, em tese, como ofensivas e sabidamente inverídicas“. Ao ser denunciada ao TRE, a página acabou sendo tirada do ar.
Com a quebra do sigilo do IP, o endereço de onde havia saído o conteúdo foi da agência de Tejo, em João Pessoa. A conexão da internet usada também estava no nome do empresário. A esposa de Tejo, Deborah Vidjinsky, é ex-sócia de Juliette em um estúdio de maquiagem na capital da Paraíba.
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