Em edição do Jornal da Band, Ariana Araújo surpreende brasileiros ao confirma decisão do Banco Central que atinge em cheio a poupança dos brasileiros
Os brasileiros que estavam assistindo ao Jornal da Band, foram pegos de surpresa, quando Adriana Araújo e Eduardo Oinegue comunicaram que uma decisão do Banco Central do Brasil atinge a poupança com uma péssima notícia para quem gosta desse modelo de guardar dinheiro.
Apesar de ser um dos mais antigos e mais tradicionais do Brasil, hoje em dia tem melhores opções que a tradicional poupança. Mas, um dos motivos que faz ela tão popular ainda, é o fato dela ser muito segura em relação aos outros modelos de investimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, na edição do Jornal da Band que foi ao ar no dia 31 de julho desse ano, os apresentadores expuseram que ‘O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Centra decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, em 10,50%’. Isso quer dizer que não haverá alteração o rendimento da poupança.
De modo geral, ela seguirá sendo o modelo que menos rende dentre todos voltados para guardar dinheiro e ter um retorno. Logo, a notícia é ruim para quem usa esse modelo, uma vez que poderia quem sabe, está tendo melhores ganhos em outras opções.
Além disso, é importante saber que a Taxa Selic é responsável influenciar outras taxas de juros do país, como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. A definição da taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO A SELIC AFETA A POUPANÇA?
Conforme informações do site oficial do Banco Central, quando a Selic está abaixo de 8,5% ao ano, a aplicação da poupança rende 70% do valor da taxa básica mais a Taxa Referencial (TR). Já com a Selic está acima de 8,5% ao ano, a poupança passa a render 0,5% ao mês mais a TR. Já que a taxa está em 10,50%, esse rendimento não será alterado.
Para quem não sabe, além de interferir no rendimento da poupança, a Taxa Selic também ajuda no controle da inflação. De acordo com o Info Money, ela auxilia o Banco Central a manter a inflação estável.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
Vale destacar que uma inflação alta faz com que os preços das coisas aumentem e que você perca seu poder de compra. Logo, um equilíbrio é o ideal para o BC e principalmente para o mercado brasileiro. Um dos motivos dos aumentos de salário, é que você não perca seu poder de compra por conta da inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE