A montadora SsangYong, da Coreia do Sul, tentou vingar no Brasil em três diferentes ocasiões, mas faliu e deixou o país
O Brasil já contou com uma infinidade de montadoras que investiram todo o seu caixa no país, mas acabaram não vingando. Um desses casos é a SsangYong, que ao contrário de sua concorrente e conterrânea Hyundai, precisou deixar as terras tupiniquins.
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Apesar dessa empreitada não ter dado certo, não foi por falta de tentativas. A montadora sul-coreana tentou lançar seus veículos no Brasil entre 1995 e 1998, entre 2001 a 2015 e entre 2017 e 2019.
Nessa última passagem, a SsangYong lançou o SUV compacto Tivoli, na tentativa de concorrer no segmento já ascendente, com Honda HR-V, Hyundai Creta e Jeep Renegade.
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O problema é que os clientes já ficaram desconfiados com essa nova tentativa, já que houve ‘abandono’ da empresa em outras duas ocasiões no país. Em meio a tudo isso, a montadora se afundava em dívidas.
FALÊNCIA
A falência foi decretada em meio a uma série de negativas até a empresa ser comprada pela metalúrgica KG Group. No início de 2023, a SsangYong passou a se chamar KG Mobility.
A imprensa da Coreia do Sul adiantou em janeiro que para a SsangYong assumir a identidade de KG Mobility o novo nome ainda precisaria ser aprovado em assembleia geral de acionistas, que aconteceu em março.
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QUAIS FORAM OS OUTROS NOMES DA MONTADORA?
Nasceu Ha Dong-hwan Motor Corporation, da fusão das fabricantes Ha Dong-hwan Motor Workshop e Dongbang Motor Company, em 1963. Depois virou Dong-A Motor e em 1986, SsangYong.