CHOCANTE

Falência e afundada em dívidas: O triste dia em que montadora de carro famoso acabou encerrando atividades

Montadora é conterrânea da Hyundai (Foto: Divulgação/Hyundai)

Montadora é conterrânea da Hyundai (Foto: Divulgação/Hyundai)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A montadora SsangYong, da Coreia do Sul, tentou vingar no Brasil em três diferentes ocasiões, mas faliu e deixou o país

O Brasil já contou com uma infinidade de montadoras que investiram todo o seu caixa no país, mas acabaram não vingando. Um desses casos é a SsangYong, que ao contrário de sua concorrente e conterrânea Hyundai, precisou deixar as terras tupiniquins.

Apesar dessa empreitada não ter dado certo, não foi por falta de tentativas. A montadora sul-coreana tentou lançar seus veículos no Brasil entre 1995 e 1998, entre 2001 a 2015 e entre 2017 e 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nessa última passagem, a SsangYong lançou o SUV compacto Tivoli, na tentativa de concorrer no segmento já ascendente, com Honda HR-V, Hyundai Creta e Jeep Renegade.

O problema é que os clientes já ficaram desconfiados com essa nova tentativa, já que houve ‘abandono’ da empresa em outras duas ocasiões no país. Em meio a tudo isso, a montadora se afundava em dívidas.

Korando, Tivoli, XLV e Actyon marcaram reestreia da marca SsangYong em 2017 (Foto: Christian Castanho/Quatro Rodas)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FALÊNCIA

A falência foi decretada em meio a uma série de negativas até a empresa ser comprada pela metalúrgica KG Group. No início de 2023, a SsangYong passou a se chamar KG Mobility.

A imprensa da Coreia do Sul adiantou em janeiro que para a SsangYong assumir a identidade de KG Mobility o novo nome ainda precisaria ser aprovado em assembleia geral de acionistas, que aconteceu em março.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAIS FORAM OS OUTROS NOMES DA MONTADORA?

De acordo com a Quatro Rodas, a empresa já teve vários nomes ao longo de sua história. SsangYong significa ‘Dragões Gêmeos’ e foi o terceiro nome da fabricante sul-coreana fundada em 1954.

Nasceu Ha Dong-hwan Motor Corporation, da fusão das fabricantes Ha Dong-hwan Motor Workshop e Dongbang Motor Company, em 1963. Depois virou Dong-A Motor e em 1986, SsangYong.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Korando é modelo recente da montadora SsangYong (Foto: Divulgação)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile