Além de aviso do Banco Central e crise com o Sindicato, o Bradesco passou por três terrores em 2023 envolvendo agências
Um dos maiores bancos brasileiros, o Bradesco passou por uma série de acontecimentos em 2023. Além do fechamento em massa de agências, a instituição financeira passou um alerta do Banco Central e também emitiu comunicado aos funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em novembro, uma reportagem do jornal Tempo revelou uma situação curiosa sobre a quantidade de agências que deixaram de existir ao longo do ano.
O Bradesco fechou 20% das agências em Minas Gerais apenas em 2023. De acordo com um levantamento do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, o banco tinha 101 agências no Estado, mas decidiu encerrar 21, sobrando 80.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Belo Horizonte, o Bradesco começou o ano com 64 agências, mas fechou 13 nos últimos meses e em novembro eram 51. No interior, eram 37, mas encerrou oito em 2023, restando apenas 29.
Também em 2023, o Banco Central divulgou uma lista com os bancos que tiveram mais reclamações no primeiro semestre do ano. No topo da lista está o BTG Pactual/Banco Pan, com 1.004 ocorrência, num universo de 23.036.225 clientes, dando à instituição um índice de 43,58.
Já em segundo lugar apareceu o Bradesco, que registrou 3.229 reclamações no período, em um universo de 104.486.688, ficando com índice 30,9.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FECHAMENTO DE MAIS AGÊNCIAS
Ainda em novembro, o Bradesco divulgou um comunicado aos funcionários sobre o fechamento de pelo menos 115 agências pelo Brasil. No interior de São Paulo, na cidade de Catanduva, o Sindicato dos Bancários da região protestou contra o fechamento das unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição financeira afirmou que manteria os empregos dos funcionários. De acordo com o portal O Regional, o comunicado da empresa não deixou os colaboradores satisfeitos.
“É lamentável que, mesmo com lucros bilionários, a decisão do banco seja pelo fechamento de agências. O quadro de funcionários já é extremamente enxuto, com trabalhadores adoecendo em decorrência das metas e sobrecarga de trabalho. Essa economia tem sido prejudicial também à sociedade por restringir e dificultar o acesso da população aos serviços bancários, com aumento das filas”, criticou o diretor do sindicato, Luiz Eduardo Campolungo.
POR QUE O BRADESCO FECHOU AGÊNCIAS?
Com a digitalização dos serviços e com a popularização dos bancos digitais, o Bradesco e outras instituições privadas fecharam agências.