É O FIM!

AGORA! Governo emite ALERTA GERAL e decreta falência de um dos maiores bancos do país

10/10/2023 às 18h27

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Falência de Banco (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)

Milhares de correntistas foram pegos de surpresa ao descobrirem que o banco teve sua falência decretada

A cada ano que passa, as instituições financeiras estão cada vez com mais players, aumentando, assim, a concorrência entre eles. Isso motiva, entre outras questões, a melhora na qualidade de serviço, principalmente entre os considerados maiores bancos do Brasil, dado que sua posição está cada vez mais ameaçada por concorrentes. Contudo, desde a pandemia, vários bancos enfrentaram momentos difíceis e alguns acabaram tendo sua falência decretada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para se ter uma ideia, as faculdades de Columbia, Stanford, Kellogg School e Chicago Booth, entre as mais renomadas dos Estados Unidos, divulgaram uma pesquisa assustadora. Segundo as instituições, cerca de 190 bancos correm risco de falência.

O estudo afirmou que, como resultado do aumento das taxas de juros e o valor de mercado dos ativos de um banco médio se tornou cerca de 9% menor do que seu valor no papel. O sistema bancário então acumulou US$ 2,2 trilhões em perdas não realizadas somente no ano passado (2022). Vale ressaltar que esse estudo mostra um paramento geral do Estados Unidos, após a falência do Banco SVB. Porém, outro grande banco teve o mesmo destino: A falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fachada do SVB (Foto: Reprodução, G1)

Fachada do SVB (Foto: Reprodução, G1)

Os bancos suíços já foram considerados portos seguros, investidores conservadores e caixas confiáveis do dinheiro durante períodos de turbulência nos mercados. No entanto, a compra emergencial do Credit Suisse (CS) pelo UBS abalou essa imagem e prejudicou a credibilidade do setor bancário suíço.

O governo suíço forçou a compra do Credit Suisse pelo UBS sem a aprovação dos acionistas, contornando a lei e ferindo os direitos de propriedade no país. Uma decisão que mancha a reputação da Suíça, vista até então como um país de segurança jurídica inabalável, governança estável e separação clara entre política e negócios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes mesmo da aquisição, o Credit Suisse já enfrentava processos nos Estados Unidos por manipulações ilegais do mercado. O que levou a sua falência.

Fachada do banco Credit Suisse (Foto: Reprodução, Estadão)

Fachada do banco Credit Suisse (Foto: Reprodução, Estadão)

Qual é o melhor banco do Brasil?

Esses são os 5 melhores bancos em 2023 no Brasil, de acordo com o ranking da Forbes:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Nubank
  2. Banco Inter
  3. C6 Bank
  4. Sicredi
  5. PagBank

Banco Inter
Banco SVB
C6 Bank
Credit Suisse
emissora falência
Falência de Banco
Falência de Bancos
Nubank
PagBank
Sicredi

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.