Antes de terminar o ano, os beneficiários ainda vão receber um último salário de 2024; depois disso, porém, surge o novo aumento proposto pelo Governo Federal
O INSS vai dar início a uma nova leva de pagamentos, já na segunda quinzena de dezembro. De acordo com o calendário oficial, as transferências começam já no dia 20 de dezembro, antecedendo o Natal.
Mais uma vez, a prioridade são aqueles que recebem o salário mínimo. Ao todo, ainda este ano, são 5 datas, recebidas como um verdadeiro presente para quem está esperando para fazer as compras de fim de ano. No entanto, elas se estendem até 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS é responsável pelo pagamento das aposentadorias, além de auxílios. Segundo o Governo Federal, mais de 39 milhões de brasileiros recebem algum salário previdenciário. Isso inclui os idosos, grupos de PCDs, pensionistas, entre outros importantes grupos sociais. Ou seja, a demanda é bem alta!
Veja as datas:
- Benefícios com final 1: 20/dez;
- 2: 23/dezembro;
- 3: 26/dezembro;
- 4: 27/dezembro;
- 5: 30/dezembro;
Mas… e o restante?
Benefícios com final 6: 02/janeiro;
7: 03/janeiro;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
8: 06/janeiro;
9: 07/janeiro;
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção, idosos 60+: Substituta de Renata Vasconcellos para JN com alerta do INSS pra não perderem benefício
● Em vigor hoje (11/12): Lista oficial com 14 doenças garantem aposentadoria IMEDIATA no INSS ainda em 2024
● Já pode comemorar: INSS garante antecipação de pagamento em dezembro para salvar lista de aposentados em 2024
0: 08/janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão
No geral, a aposentadoria do INSS, para homens e mulheres, entre 62 e 65 anos de idade, depende de 15 de contribuição. Em contrapartida, no caso da aposentadoria rural, é a partir dos 55. Já para pessoas com deficiência ou doenças prejudiciais a longo prazo, as regras são outras.
Para quem não sabe, a definição do piso é feita com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, sobre a inflação de cada ano. Em 2025, o salário mínimo nacional deve chegar à faixa de R$ 1.509. O valor entra em vigor já a partir de janeiro, de acordo com a ministra Simone Tebet.
Com isso, os pagamentos previdenciários, que acompanham a base, também terão um aumento. Contudo, ele passa a ter validade somente no pagamento do próximo, até mesmo para quem receberá o salário referente ao mês de dezembro nas últimas datas – como apontado no calendário acima.
+ Aliás, veja ainda outras notícias sobre pagamentos e benefícios sociais disponíveis no Brasil!