Beneficiários do Bolsa Família que moram sozinhos precisam saber dessa notícia
Indiscutivelmente, o Bolsa Família é um dos programas do Governo Federal que mais presta assistência às pessoas. Por conta da sua importância, o projeto recebe considerável atenção, principalmente para evitar que aqueles que não necessitam se beneficiem financeiramente.
Existe todo o controle por parte do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em relação aos pagamentos. Isso porque todos os meses é feito o cruzamentos de dados envolvendo as informações cadastrais que os próprios beneficiários informaram ao Cadastro Único (CadÚnico).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Folha Financeira, o objetivo é verificar se essas famílias estão atendendo às regras e exigências do Bolsa Família e, se não estiverem, acabam sendo bloqueadas. Os beneficiários que costumam ser mais prejudicados são os que declararam que moram sozinhos, os chamados unipessoais.
Isso acontece por conta da Averiguação Cadastral Unipessoal 2023, que tem o objetivo de fazer todos os beneficiários que moram sozinhos atualizarem seus cadastros para comprovar que de fato moram só. Dessa forma, todos os meses o Ministério do Desenvolvimento Social bloqueia milhares de beneficiários unipessoais.
Vale lembrar que muitos bloqueios ocorrem mesmo que nenhuma suspeita de irregularidade tenha sido encontrada. Sendo assim, é muito importante que os unipessoais verifiquem nos próximos dias os aplicativos do programa para checar se foram bloqueados ou não. Quem teve o benefício bloqueado precisa agir às pressas.
O que fazer se o benefício for bloqueado?
O unipessoal bloqueado deverá buscar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com todos os documentos pessoais e comprovantes de renda e residência atualizados para realizar a atualização cadastral. Essa atualização deve ser feita em, no máximo, dois meses após o início do bloqueio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE