Saiba todos os detalhes de como você pode saber se estar na MALHA FINA do imposto de renda e como consultar sua situação em poucos cliques
E o famoso Imposto de Renda, temido por todos os brasileiros que tentam manter suas contribuições em dias, ainda está dando muito o que falar, sendo agora o assunto da vez, a MALHA FINA, e você pode estar, e pode consultar sua situação em poucos cliques.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após o prazo final da entrega do tão temido Imposto de Renda, que se encerrou no dia 30 do mês de maio, agora o que aflige os contribuintes que entregaram suas declarações é saber se a Receita Federal identificou alguma pendência e se há algum risco de ir parar na malha fina, e para isso, você pode consultar sua situação em poucos cliques.
Os contribuintes mais ansiosos, que desejem saber se sua declaração de Imposto de Renda ficou retido, ou foi parar na malha fina, podem consultar sua situação pelo Centro de Atendimento Virtual, o e-CAC, onde se pode ver o status da declaração, e qual é a pendência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para acessar o Centro de Atendimento Virtual, o e-CAC, basta entrar no portal, fazer login, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolher o item “pendências de malha”. Abrindo essa pagina, é possível identificar se o contribuinte caiu na malha fina e por qual motivo sua declaração foi retida.
Em casos onde a declaração foi retida por conter apenas erro no preenchimento ou falta de informação, é possível corrigir enviando uma declaração retificadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em outras situações, o contribuinte que tiver o seu Imposto de Renda retido, ou cair na malha fina, pode chegar a receber um termo de intimação fiscal, o intimando a apresentar documentos para comprovar as informações enviadas na declaração.
Já para os contribuintes que entrarem no portal para verificar sua situação e se depararem com a mensagem “Em Fila de Restituição”, basta esperar, pois sua declaração foi processada, e logo sua restituição será disponibilizada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantas pessoas caem na Malha Fina?
Segundo informações do portal da Receita Federal, de 5% a 7% das declarações entregues todos os anos caem na malha fina.