TRISTEZA
AIDS, câncer e pesando 40kg: A triste morte de astro da Globo que deixou novelas para lutar contra doença
27/07/2023 às 10h14
Um importante ator da Globo deixou as novelas para se dedicar à própria saúde e à carreira na gastronomia; relembre
Um famoso ator que já trabalhou na Globo foi uma das personalidades que revelaram ser portadoras do vírus HIV publicamente. Rodolfo Bottino, que mudou de profissão nos últimos anos de vida, teve uma carreira de sucesso, mas enfrentou problemas de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O artista estreou na televisão na novela “Livre Para Voar”, de 1984, e se tornou galã no ano seguinte, quando trabalhou em “Ti Ti Ti”. Ele também ganhou personagens nas novelas “Bambolê”, de 1987, e “Bebê a Bordo”, de 1988. Seu personagem de maior destaque foi na minissérie “Anos Dourados”, de 1986.
Rodolfo Bottino começou a se dedicar na carreira de cozinheiro e apresentador, e chegou a comandar alguns programas de culinária, como o “UD Gourmet”, no Shoptime, e o “Gema Brasil”, na TVE-RJ, onde recebia um convidado especial e ficava conversando enquanto preparava uma de suas receitas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro destaque foi a peça “Risotto!”, em que ele atuava e também cozinhava para a plateia. O espetáculo estreou em 2009 e tinha direção de Luis Salem.
HIV
Foi no mesmo ano que o ator revelou publicamente ser portador do vírus HIV. O famoso da Globo descobriu sua condição nos anos 1990, em um período em que ainda havia muito preconceito e desinformação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista ao jornal O Globo, ele desabafou: “Teve um mês de janeiro, que eu fui em 18 enterros. Mas não era só por falta de tratamento, não. Muitas pessoas se entregavam”.
Rodolfo Bottino abandonou as novelas e se dedicou ao teatro e à culinária. Ele até abriu o restaurante Madrugada, que funcionou por muitos anos no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Declaração corajosa de apresentador da Globo entrega demissão humilhante por estar gordo: “Fora de série”
● R$ 7,62BI na mesa: Rival n°1 da Netflix encerra serviço crucial e anuncia fusão com gigante dos streamings
● A atitude de William Bonner, do Jornal Nacional, com garçom em restaurante deixa o Brasil perplexo
DO QUE RODOLFO BOTTINO MORREU?
Além de possuir o HIV, o ator também descobriu um câncer, em 2006. A doença evoluiu tão rápido que o artista desenvolveu uma anorexia grave e chegou a pesar 40 quilos.
O ator morreu no dia 11 de dezembro de 2011, aos 52 anos de idade, após uma embolia pulmonar.
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]