Alan Severiano confirma grande perda no Jornal Hoje
Sem a presença de César Tralli, Alan Severiano foi chamado às pressas para noticiar, no Jornal Hoje, o falecimento de um grande nome no Brasil e no mundo intitulado como um dos pensadores mais influentes do final do século 20.
“Morre na Itália o sociólogo Domenico De Masi, criador do conceito do ócio criativo,” anunciou Alan Severiano durante sua chamada na Globo, com pesar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Domenico De Masi, renomado sociólogo, descobriu estar doente durante suas férias em Ravello, conforme relatado pelo jornal italiano “Il Fatto Quotidiano.” A causa exata de sua morte não foi divulgada até o momento.
Domenico De Masi ficou famoso por sua formulação do conceito de “ócio criativo,” que desafiava a noção comum de que o tempo livre era algo negativo. Pelo contrário, ele argumentava que o ócio poderia estimular a criatividade pessoal e produtividade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em junho desse ano, Domenico e Lula se encontraram e debateram sobre a política atual no Brasil e a necessidade de estabelecer a paz na Europa e no mundo. Em 2020, o atual presidente da república e o sociólogo também haviam se encontrado.
Quem foi Domenico De Masi?
Domenico De Masi foi um sociólogo italiano nascido em 1938. Ele ficou conhecido por suas contribuições no campo da sociologia do trabalho e por cunhar o conceito de “ócio criativo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Suas ideias destacavam a importância do tempo livre como uma fonte de criatividade e inovação. De Masi escreveu mais de 20 livros influentes, incluindo “Ócio Criativo” e “Desenvolvimento Sem Trabalho”, e seu trabalho teve impacto global, influenciando debates sobre trabalho, criatividade e sociedade.
Ele também foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza de Roma, além de ter sido reitor da faculdade de Ciências da Comunicação da mesma instituição.