Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

VITÓRIA!

Tchau, cartórios: Alan Severiano paralisa SP1 com novo substituto em vigor para salvar paulistas

09/09/2024 às 16h19

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Alan Severiano no SP1 e ilustração de noiva em cartório (Fotos: Reproduções / Globo / Canva)

Alan Severiano paralisa SP1, da Globo, com novo aplicativo para substituir idas aos cartórios e facilitar na hora de emitir ou registar um documento

Diariamente, Alan Severiano aborda as principais notícias do Brasil e do mundo durante o SP1, da Globo. Nesta segunda-feira, 09, um dos termas abortados teve relação com os cartórios de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o telejornal, o apresentador atualizou as informações sobre uma espécie de substituto dos cartórios, que está em vigor e pode ajudar milhares de cidadãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os cartórios são os órgãos responsáveis pela custódia de documentos, como registros de nascimentos, casamentos, divórcios, óbitos, reconhecer firma, homologar compra e venda de imóveis e mais.

Porém, muitos cidadãos acabam perdendo horas nas filas dos cartórios de sua cidade. Pensando em ajudar o brasileiro, o Colégio Notarial desenvolveu o E-Notariado, o cartório digital.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o SP1, Alan Severiano confirmou que desde a criação do aplicativo, que ocorreu em 2020, os brasileiros passaram a utilizá-lo para evitar as altas filas e facilitar na hora de emitir ou registar um documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Uma pergunta: Você sabia que pode fazer muitos serviços de cartórios sem sair de casa? Dependendo do documento que precisa precisa emitir ou registrar você não tem que ir até o cartório e encarar aquela fila ou espera toda”, iniciou o âncora, que continuou:

“Há quatro anos atrás, o colégio notarial do Brasil lançou a plataforma E-Notariado, o cartório digital, e a procura pelos serviços online disparou de lá para cá”, admitiu o apresentador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NÚMEROS CRESCERAM

Por conta da facilidade, é possível dizer que o aplicativo pode ser um substituto dos cartórios presenciais. Prova disso é que muitos brasileiros optam por emitir ou registar um documento através do E-Notariado.

Os números de processos saltaram desde o ano de 2020. Por exemplo, na época do lançamento, 6858 certificados foram emitidos através do portal. Em 2024, o número saltou para 245.663.

Já nas escrituras, seja de imóveis, divórcios, união estável e mais, o número cresceu para 140.907 em 2024. No ano de 2020 foram apenas 6.561.

A plataforma é uma excelente opção para os brasileiros que não querem perder o tempo nas filas dos cartórios. Alguns dos serviços são:

  • Procurações Públicas;
  • Escritura Pública;
  • Ata Notarial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Divórcio;
  • Inventário e Partilha;
  • União Estável;
  • Testamento;
  • Compromisso de Manutenção;
  • Dependência Econômica e mais.

QUAL É O SALÁRIO DE ALAN SEVERIANO?

No ano de 2001, Alan Severiano passou a integrar a equipe de reportagem da TV Globo São Paulo.

Desde então, o jornalista tornou-se um dos principais nomes do canal Mas, afinal, qual é o dele?

Estima-se que Alan Severiano receba cerca de R$ 4o mil mensais para comandar o SP1, de acordo com informações do portal Contigo.

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

Alan Severiano
Cartórios
E-Notariado

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.