Alan Severiano e William Bonner deram o que falar por conta de teoria
Quem assistiu ao Jornal Hoje deve ter notado um momento inusitado protagonizado por Alan Severiano. Acontece que durante a edição deste sábado, 31 de dezembro, um tema que gera bastante discussão acabou virando pauta de forma indireta: a teoria de que a Terra é plana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alan Severiano acabou dando uma alfinetada nos chamados terraplanistas, que acredita que a Terra é plana. A aula de geografia aconteceu enquanto o jornalista mostrava que em alguns lugares já tinha começado o ano de 2023.
“Agora é hora de uma frase que já virou tradição em todo dia 31 de dezembro aqui no Jornal Hoje: já é ano novo na Nova Zelândia”, disse ele. O jornalista mostrou que parte da Oceania e do Sudeste Asiático já havia celebrado o Réveillon.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vamos dar uma olhadinha aqui no telão. Toda essa parte aqui mais clara já está em 2023. É o extremo leste da Terra, com a Nova Zelândia bem no cantinho. Ainda tem a Austrália, as Filipinas, as duas Coreias, o Japão e partes da China e da Rússia. Isso por causa do fuso-horário”, disse ele.
“A Terra é redonda, a gente sabe, e gira em torno do próprio eixo. Assim, o dia avança aos poucos por todo o planeta e o Ano Novo vai chegando a cada hora em uma parte [diferente]. Os neozelandeses estão entre os primeiros a celebrar o Ano Novo. Eles estão 15 horas à frente da gente”, concluiu Alan Severiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que William Bonner já tinha debochado de quem desacredita nessa teoria. Em 2020, o âncora do Jornal Nacional acabou falando que a Terra era redonda ao noticiar a investigação da Polícia Federal sobre impulsionamento de notícias falsas e ataques às instituições por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).
“A investigação identificou onze blogueiros. [Entre eles], Enzo Leonardo Suzin Momenti, um defensor da tese de que a Terra, o planeta Terra é plano”, disse William Bonner. O deboche do apresentador acabou repercutindo bastante e gerou uma série de comentários na época.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE