Nova forma de fazer novelas faz audiência da Globo despencar, mas se acostumar e começar retomar forças
Todo mundo sabe que uma novela demora a engrenar na audiência e conquistar o vínculo do público de fato. No entanto, a TV Globo estava passando maus bocados nos últimos meses em suas novelas inéditas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde que começou a pandemia do novo coronavírus, a TV Globo fechou as portas de seus estúdios para gravações de qualquer tipo de material inédito, interrompendo “Amor de Mãe” (2019) em sua reta final.
Conforme as medidas de segurança e isolamento foram se abrandando, a TV Globo concluiu em algumas semanas “Amor de Mãe” e já pensou em uma estratégia para suas novelas inéditas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi daí que surgiu “Quanto Mais Vida, Melhor!”, “Um Lugar ao Sol” e “Nos Tempos do Imperador”, “Além da Ilusão” e a atual “Pantanal”, todas gravadas com as mais rígidas medidas de segurança e totalmente finalizadas. Um produto pronto como uma série de TV. Sem alterações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pela primeira vez na Globo as novelas foram fabricadas como um produto fechado e sem o toque do “funciona” e “não funciona” do telespectador. Fato que os autores arrumavam conforme o contato do público acontecia, fora a audiência, que mandava na vida e morte de personagens, por exemplo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Além da Ilusão não sai do previsível, termina com realizações de sonhos, vilã morta com pipoca e beijaço de época; confira
● Além da Ilusão: Último capítulo terá casamentos, mágica e morte; confira os principais desfechos
● Além da Ilusão – Davi morre? Ilusionista se afoga após sabotagem macabra de Úrsula
Todas novelas da TV Globo a partir do momento que começaram ser feitas desta forma, sofreram com grandes quedas de audiência e alta rejeição do público. A emissora se preocupa com esta fase, mas uma luz no fim do túnel está vindo à tona.
“Além da Ilusão” sofreu muito com audiência nas suas primeiras semanas. Não passava dos 17 pontos. Aos sábados, sofreu derrotas memoráveis com pontuações oscilando entre 12 e 13 pontos. Para uma novela da faixa das 18h, é um absurdo.
Nas últimas semanas a novela vem se recuperando e alcançando índices mais louváveis, mas tudo isso deve ser um reflexo de “Pantanal”, que está sendo o primeiro grande fenômeno na dramaturgia da Globo neste período de pós-pandemia, além da nova modalidade de fabricação de novelas.
ESTRATÉGIA
Com o alerta vermelho da audiência em baixa (ou pouco atraente) para as faixas das 18h e 19h, a Globo tem marcado reuniões e estudado a possibilidade de adiantar sua próxima novela das 18h, “Mar do Sertão”. O folhetim está sendo escrito neste momento por Mário Teixeira, que é o autor de tramas como “O Tempo Não Para” (2018), “Liberdade, Liberdade” (2016) e “I Love Paraisópolis” (2015).