Nova forma de fazer novelas faz audiência da Globo despencar, mas se acostumar e começar retomar forças
Todo mundo sabe que uma novela demora a engrenar na audiência e conquistar o vínculo do público de fato. No entanto, a TV Globo estava passando maus bocados nos últimos meses em suas novelas inéditas.
Desde que começou a pandemia do novo coronavírus, a TV Globo fechou as portas de seus estúdios para gravações de qualquer tipo de material inédito, interrompendo “Amor de Mãe” (2019) em sua reta final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme as medidas de segurança e isolamento foram se abrandando, a TV Globo concluiu em algumas semanas “Amor de Mãe” e já pensou em uma estratégia para suas novelas inéditas.
Foi daí que surgiu “Quanto Mais Vida, Melhor!”, “Um Lugar ao Sol” e “Nos Tempos do Imperador”, “Além da Ilusão” e a atual “Pantanal”, todas gravadas com as mais rígidas medidas de segurança e totalmente finalizadas. Um produto pronto como uma série de TV. Sem alterações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pela primeira vez na Globo as novelas foram fabricadas como um produto fechado e sem o toque do “funciona” e “não funciona” do telespectador. Fato que os autores arrumavam conforme o contato do público acontecia, fora a audiência, que mandava na vida e morte de personagens, por exemplo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Além da Ilusão não sai do previsível, termina com realizações de sonhos, vilã morta com pipoca e beijaço de época; confira
● Além da Ilusão: Último capítulo terá casamentos, mágica e morte; confira os principais desfechos
● Além da Ilusão – Davi morre? Ilusionista se afoga após sabotagem macabra de Úrsula
Todas novelas da TV Globo a partir do momento que começaram ser feitas desta forma, sofreram com grandes quedas de audiência e alta rejeição do público. A emissora se preocupa com esta fase, mas uma luz no fim do túnel está vindo à tona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Além da Ilusão” sofreu muito com audiência nas suas primeiras semanas. Não passava dos 17 pontos. Aos sábados, sofreu derrotas memoráveis com pontuações oscilando entre 12 e 13 pontos. Para uma novela da faixa das 18h, é um absurdo.
Nas últimas semanas a novela vem se recuperando e alcançando índices mais louváveis, mas tudo isso deve ser um reflexo de “Pantanal”, que está sendo o primeiro grande fenômeno na dramaturgia da Globo neste período de pós-pandemia, além da nova modalidade de fabricação de novelas.
ESTRATÉGIA
Com o alerta vermelho da audiência em baixa (ou pouco atraente) para as faixas das 18h e 19h, a Globo tem marcado reuniões e estudado a possibilidade de adiantar sua próxima novela das 18h, “Mar do Sertão”. O folhetim está sendo escrito neste momento por Mário Teixeira, que é o autor de tramas como “O Tempo Não Para” (2018), “Liberdade, Liberdade” (2016) e “I Love Paraisópolis” (2015).