Nova moeda do estado de Minas Gerais chega como concorrente do Real, garantindo mais valor a economia local; confira agora
O cenário econômico brasileiro vem garantindo novas oportunidades aos consumidores. Isso porque, além do Real, moeda oficial no país, novas cédulas vem surgindo com o intuito de aumentar cada vez mais o sistema financeiro.
Diante desse cenário, uma nova moeda chega para desbancar o Real após entrar em vigor no estado de Minas Gerais depois de 3 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova moeda
De acordo com apurações do time do TV FOCO a partir de dados divulgados no portal ‘O TEMPO’, Mato Verde, um município localizado no norte de Minas Gerais, lançou uma moeda pública chamada de ‘Verdinha’. A cidade segue a mesma linha de Resplendor, no Vale do Rio Doce, que deu vida a ‘Ubérrima’.
Assim, a moeda tem como intuito aumentar as transações comerciais no território, além de fomentar o crescimento econômico. Vale destacar que o dinheiro só é válido na região local, sem validade pelo restante do país.
Vale mencionar que, a nova moeda tem um valor equivalente ao real, o que significa que, R$ 1 equivale a V$ 1 (Verdinha). O nome da cédula acabou sendo decidido por meio de um concurso popular, dando referência ao nome da cidade e a cor verde do papel.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Legislação
Segundo a fonte, a Verdinha acabou sendo criada pela lei municipal nº 344 de 2 dezembro de 2022 e a lei nº 372, de 29 de novembro de 2023 para ser uma moeda complementar à nacional.
Para os primeiros meses de circulação, mais de V$ 180 mil foram produzidas. As notas disponíveis da Verdinha são de 1, 2, 5, 10 e 20.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a iniciativa da prefeitura de Mato Verde, visa fortalecer a economia local, com intuito de incentivar o consumo de produtos e serviços da localidade. A ideia também proporciona mais visibilidade do município, como a dependência e o desenvolvimento autonômo.
Considerações finais
- Em suma, uma nova moeda no estado de Minas Gerais é feita para aumentar a economia local;
- Assim como a Ubérrica, uma lei municipal acabou sendo criada para dar vida a Verdinha, cédula que será válida apenas no município de Mato Verde.
- A moeda conta com notas de 1, 2, 5, 10 e 20.
Confira mais notícias sobre o Real CLICANDO AQUI
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o Real virou a moeda do Brasil?
Em julho de 1994, quando a URV passou a valer CR$ 2.750, a Unidade Real de Valor desapareceu como indexador e se tornou a moeda “real”, dando início à última fase do plano.