Milhares de brasileiros estão em festa com +1 liberação do INSS em 2025, além da antecipação do 13º salário
Neste ano de 2025, o INSS deixou milhões de beneficiários em festa com o anúncio da antecipação do 13º salário. Em suma, a canetada do presidente Lula (PT) chega como um verdadeiro presente no bolso de muitos aposentados e pensionistas.
O benefício pago de forma anual, chegará diretamente a 34 milhões de pessoas, estando nas contas a partir do fim de abril e se estendendo até junho. Todavia, além da antecipação, +1 liberação do INSS chega para salvar brasileiros nesta terça (15) de abril.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal Agência Brasil, traz à tona maiores detalhes sobre a liberação colossal que chega como um presente.
+1 antecipação
Em suma, a grande realidade é que, após 235 dias de paralisação, médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornaram na segunda-feira (14) ao trabalho. Ademais, cerca de 300 médicos que estavam em greve começam a repor os dias parados e o atendimento retorna de vez.
No mês de janeiro, o INSS comunicou aos que estavam na fila o reagendamento automático das perícias não realizadas para médicos que não aderiram à greve.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
13º salário 2025: Gigante garante 1ª e 2ª parcela de uma vez antes do INSS e nem Lula esperava por isso
Comunicado aos idosos: INSS confirma motivo de bloqueio em massa e traz única atitude para impedir corte
Saque de mais de R$ 2 mil do INSS junto com +1 EXTRA chegando em 2025 faz idosos 60+ vibrarem
“Nos casos de afastamento do trabalho por até 180 dias, o recomendável é a utilização do Atesmed, serviço online que permite realizar a perícia documental, dispensando a necessidade de perícia presencial”, diz a pasta.
Além disso, em caso de necessidade do atendimento presencial, o órgão lembra que é preciso levar documento de identificação com foto, laudo médico com diagnóstico e tratamentos, exames, prescrições médicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Retorno confirmada
A volta ao trabalho acabou sendo definida depois da assinatura de acordo com o Ministério da Previdência Social, entidade que representa os médicos peritos. Pelo acordo, a pasta restitui o salário descontado desde janeiro.
Desde agosto de 2024, cerca de 300 médicos peritos, 10% do total, estavam sem trabalhar, em uma greve considerada a maior da história.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio de um comunicado, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) disse que os ganhos ficaram abaixo do esperado. Todavia, destaca que o acordo assinado traz abertura para futuros avanços. A entidade ainda comemorou a reversão de riscos disciplinares e a restituição dos salários descontados.
Comunicado
“Por certo, o pacto firmado não corresponde à expectativa das partes envolvidas, mas garante a estabilização do conflito classista e a segurança dos peritos médicos federais, especialmente mediante a exclusão dos riscos funcionais e disciplinares. Apesar de não constituir aquilo que a categoria almejava, a saber, a manutenção das cláusulas do Termo de Acordo nº 01/2022, o novo pacto sinaliza a consolidação de novas conquistas”, diz a nota.
De qualquer forma, o comunicado não detalha os ganhos da categoria. Porém, mostra o retorno mais esperados dos médicos para garantir a aceleração da fila de espera.
Festa no INSS
Diante disso, a volta dos médicos chega como +1 liberação além do INSS, visto que traz a esperança de benefício para milhares que aguardam uma perícia médica e não possuem prazos.
Considerações finais
- Além do 13º salário antecipado em 2025, o retorno dos médicos peritos após 235 dias de greve acelera a fila de perícias, aliviando milhares de beneficiários pendentes;
- O acordo entre o Ministério da Previdência e os médicos chega como +1 liberação;
- Ademais, a retomada das atividades médicas no INSS representa uma segunda grande vitória para os beneficiários, além da antecipação do 13º, reduzindo esperas críticas por avaliações.
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
Afinal, qual o tamanho da fila do INSS?
Em suma, a fila de espera do INSS tem quase dois milhões de requerimentos por benefícios sociais e da Previdência. O governo alega que a média mensal de pedidos disparou e que a fila aumentou com uma greve de servidores.