Essa lei trabalhista em vigor fará os CLTs dizerem adeus ao ônibus de uma vez por todas e basta fazer isso para ter acesso ao benefício em 2025
Por lei, os empregadores precisam pagar um Vale-Transporte para os CLTs, afinal, eles precisam se deslocar até a empresa e isso não pode sair do bolso deles.
Mas, saiba que há outro benefício em vigor que garante que você fuja do ônibus sem necessariamente precisar do Vale-Transporte. É um outro auxílio que está ganhando espaço nas empresas em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E o time de especialistas em leis trabalhistas do TV Foco, a partir de informações coletadas do site Pontotel, traz agora os detalhes desse auxílio que vai agradar milhões de CLTs.
AUXÍLIO-MOBILIDADE
- A lei permite que ele seja pago;
- Empresas já oferecem;
- É uma grande vantagem;
- Vai ajudar milhares de CLTs.
LEI TRABALHISA PERMITE
Trata-se do auxílio-mobilidade, que é um benefício corporativo que as empresas oferecem aos colaboradores com o intuito de facilitar o trajeto entre o domicílio e a sede da companhia.
E sabe qual a principal vantagem? O funcionário terá a possibilidade de escolher o meio de transporte de sua preferência e pagá-lo com o cartão do benefício. É uma vantagem que veio como o modelo híbrido de trabalho.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Elmano de Freitas ciente: Lei de trânsito chega com isenção do IPVA em Fortaleza, CE e motoristas vibram em 2025
● Adeus, CNH: 5 veículos populares que estão livres do uso do documento por lei em vigor em 2025
● Água, luz e telefone: Lei em vigor permite que idosos 60+ fiquem livres de 3 dívidas em 2025
Dessa maneira, se tornou uma atração para empresas que querem bons funcionários. Além disso, a lei não apresenta objeção, então, se a empresa deseja pagar, ela pode e não precisa atender a critérios.
Mas, como não é lei, saiba que não é toda a empresa que vai oferecer. Contudo, todas precisam ter Vale-Transporte, sendo assim, é um benefício que você poderá acessar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE DIZ A LEI SOBRE O VALE-TRANSPORTE?
A Lei 7.418 de 1985, que regulamenta o vale-transporte e afirma o seguinte no artigo 1º:
“Fica instituído o vale-transporte, que o empregador, pessoa física ou jurídica, antecipará ao empregado para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa, através do sistema de transporte coletivo público, urbano ou intermunicipal e/ou interestadual com características semelhantes aos urbanos, geridos diretamente ou mediante concessão ou permissão de linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade competente, excluídos os serviços seletivos e os especiais”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em resumo, é um benefício que pode ser descontado até 6% do salário. Dessa maneira, você ganha um valor por fora ou cartão, algo que possa usar no deslocamento.
CONCLUSÕES FINAIS
Os CLTs tem direito a um benefício que vai além do Vale-Transporte. Mas, não é algo que a lei obriga e sim, as empresas que se interessam em oferecer para atrair funcionários. Então, você pode ter acesso no seu trabalho.
QUAL O VALOR DO VT?
Geralmente vai de acordo com o valor padrão que você paga para se deslocar. Então, não é fixo para todos os estados. Dessa maneira, vai variar de acordo com o trajeto de cada local.