Atenção trabalhadores CLTs que recebem o benefício salvador, quentinha acaba de chegar com notícia avassaladora neste ano de 2024 e você precisa saber
Os trabalhadores formais são agraciados anualmente com 12 salários durante os meses. Mas, além disso, os mesmos ainda recebem o benefício que é considerado um extra no mês, o 13º salário.
E, por falar no abono, dessa vez iremos tratar de um alerta máximo chegando aos CLTs, com prazo para pagamento do 13º chegando ao fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prazo de pagamento
Ocorre que, de acordo com o portal FDR, os empregadores têm um prazo de cerca de 60 dias para pagar a primeira parcela do 13º salário dos funcionários. Segundo as regras da CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) ou a empresa divide o abono em duas partes, ou deposita todo o valor no prazo.
No entanto, é importante destacar que, além dos aposentados e pensionistas, os trabalhadores com carteira assinada possuem direito de receber o 13º salário anualmente. O montante também é chamado de abono natalino, visto que costuma ser pago próximo do final do ano.
Outro ponto importante é que, a quantia gera um investimento não apenas nas contas do trabalhador, mas, também é fundamental para fazer a economia girar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação se dá por muitas pessoas costumarem usar o salário extra para quitar as contas atrasadas, comprar um bem à vista, viajar e muito mais. Em suma, colocar o dinheiro para circular no mercado.
Em síntese, desde o último mês de fevereiro o pagamento da primeira parcela do 13º salário já poderia ser realizada. Todavia, alguns empregadores deixam para o valor próximo ao fim do prazo que chega ao fim em dois meses.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cálculo do benefício
Todo trabalhador de carteira assinada e com no mínimo 30 dias de carteira assinada, possui direito ao 13º salário. Para calcular o valor do 13º salário, o empregador considera dois pontos cruciais, sendo eles o valor do salário bruto (sem descontos), e o período trabalhado no último ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aqueles que faltam mais de 15 dias seguidos sem justificativa tem desconto de 1 mês inteiro no pagamento. Veja o cálculo a seguir:
- Divida o valor do salário bruto por 12;
- Multiplique pelo número de meses trabalhados no último ano;
- O resultado equivale ao 13º integral,
- É preciso dividir a quantia em duas parcelas;
- 1ª parcela: 50% do direito de ser recebido;
- 2ª parcela: 50% do que o trabalhador tem direito – os descontos.
- A segunda parcela sofre desconto do INSS e do Imposto de Renda.
Conclusões finais
Em suma, nota-se que o 13º salário é um benefício queridinho dos trabalhadores e importantíssimo para o Brasil de modo geral, visto que, além de abastecer o bolso dos CLTs, também é fundamental para movimentar a economia do país.
Quando é pago o 13º salário em 2024?
Neste ano de 2024, as datas de pagamento funcionam da seguinte forma:
- 1ª parcela: entre fevereiro e 30 de novembro, ou junto com o pagamento das férias;
- 2ª parcela: até 20 de dezembro;
- Cota única: até 30 de novembro.