ATENÇÃO

Alerta URGENTE: Péssima notícia acaba de chegar a quem é MEI no Brasil e trabalhadores precisam se atentar

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Alerta da Receita Federal sobre o MEI e Simples Nacional (Foto: Reprodução/R7)

Trabalhadores MEI no Brasil devem se atentar a um alerta que a Receita Federal divulgou sobre o Simples Nacional

A Receita Federal emitiu um alerta a pelo menos 5 mil empresas que podem perder o direito de emitir notas nos próximos meses. O aviso abrange trabalhadores que exercem suas funções através do MEI (Microempreendedores Individuais).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde setembro, os microempreendedores podem receber poderão receber Termos de Exclusão do Simples Nacional e os respectivos Relatórios de Pendências, caso possuam mais de 90 dias de débitos com o leão, de acordo com informações do Governo Federal.

Caso mantenham as dívidas com a Receita Federal do Brasil (RFB) e/ou à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), e não realizarem o pagamento da DASN-Simei até 1º de janeiro de 2024, poderão lidar com a exclusão do Simples Nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso de exclusão do Simples Nacional, o CNPJ continuará ativo, mas perderá o benefício de recolher o tributo em valores fixos mensais. A inadimplência também deixará o trabalhador sujeito às regras de apuração com base no lucro real ou lucro presumido.

Boleto que MEI paga para manter CNPJ ativo (Foto: Reprodução/Simples Nacional)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MUITAS CONSEQUÊNCIAS

Perder o Simples Nacional pode causar uma série de consequências negativas ao trabalhador. O primeiro prejuízo é o impedimento para emitir notas fiscais e licenças. Os alvarás são cancelados e as dívidas passam para o nome do microempreendedor.

Isso significa que é o responsável pelo CNPJ fica com o CPF “sujo”, dificultando a obtenção de empréstimos e financiamentos próprios.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMO REGULARIZAR DÍVIDAS DO SIMPLES NACIONAL?

Para pagar ou parcelar os débitos em atraso, é possível fazer no Portal do Simples Nacional ou pelo App MEI. Para os débitos que já estão em Dívida Ativa (cobrados pela Procuradoria da Fazenda Nacional), o pagamento deve ser realizado da seguinte forma:

  • Débito de INSS deve ser recolhido em DAS DAU (documento específico para Dívida Ativa da União);
  • Débito de ISS e ICMS diretamente em guia própria do Município ou Estado responsável pelo tributo;
  • A entrega da DASN-Simei pode ser realizada pelo Portal do Simples Nacional ou pelo App MEI.

Superintendência da Receita Federal, em Brasília (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile