Fantástico mostra alerta sobre produto amado entre mulheres
No último domingo, 07, Maju Coutinho e Poliana Abritta paralisaram o Fantástico, da Globo, com uma proibição de produto amado das mulheres.
Durante o dominical, a Globo mostrou uma reportagem sobre os efeitos da soroterapia, anunciado como milagroso por clínicas médicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A soroterapia consiste na aplicação intravenosa de soro enriquecido com nutrientes. A prática tornou-se muito popular nos últimos meses.
No entanto, o Fantástico reuniu alertas importantes, como os perigos que a prática pode trazer a mulheres.
“Soroterapia, mais energia, redução do estresse, melhora da imunidade e beleza em gotas. Essas são algumas das promessas que clínicas médicas e influenciadores divulgam nas redes sociais”, iniciou a jornalista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, o Fantástico mostrou a história de Thaís Giraldelli, que ficou empolgada com as promessas do tratamento.
“Eu só realmente cheguei lá como um cardápio de um restaurante. E aí eu pedi por mais cabelo, mais disposição. E mais beleza, porque tem uma opção que dá um glow na pele e tudo”, afirmou a empresária.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Thaís Giraldelli garantiu que a médica nem sequer pediu exames para iniciar o tratamento por meio de suplementação de vitaminas e minerais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresária chegou a fazer mais de dez sessões e até usou a bolsa de soro no carro. Mas, após alguns sintomas, ela entrou em alerta.
“Todas as vezes eu tinha uma taquicardia. E no dia seguinte, normalmente, era onde vinham os picos de pressão alta”, disse Thaís Giraldelli, que parou imediatamente o tratamento.
O deputado estadual Carlos Alexandre também fez a sessão e precisou ser hospitalizado. A equipe da cardiologista Ludhmila Hajjar constatou que uma intoxicação por cromo tinha afetado vários órgãos.
ALERTA MÉDICOS
A reportagem do Fantástico também conversou com médicos que ressaltaram a falta de comprovação científica do tratamento.
Os médicos alertam que o procedimento não traz os resultados e podem gerar riscos à saúde.
O Conselho Regional de Medicina de São Paulo fez uma fiscalização em locais que oferecem o tratamento.
Já o Cremesp diz ter encontrado “oferta indiscriminada e crescente” do procedimento. Além disso, foram encontradas uma série de problemas em relação às regras de publicidade médica:
- 16 prometiam resultados, o que é proibido;
- 17 não apresentavam o registro no CRM;
- nenhuma clínica informava o RQE, registro de qualificação de especialidade
“Virou moda e isso é preocupante para Conselho Federal de Medicina. Lamentavelmente, estão vendendo ilusões, dizendo que vai ficar bonito, vai ter um corpo mais saudável”, disse Jose Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina.
Por fim, o Fantástico mostrou que a soroterapia só é indicada em casos específicos de pacientes com dificuldade de absorção de nutrientes.
ANVISA
Em fevereiro deste ano, o JT Cultura também alertou sobre os riscos da soroterapia e até o posicionamento da Anvisa.
A Anvisa é quem deve ou não permitir o uso de soroterapia em clínicas de estética. Porém, a agência ainda não se posicionou sobre o assunto.
Porém, como não há comprovações cientificas sobre a soroterapia, a Anvisa não aconselha o uso, seja qualquer produto.
Desse modo, o tratamento se espalhou em clínicas de estéticas, uma vez que promete rejuvenescer as mulheres, seja com 40 anos, mais ou menos.
A TV Cultura conversou com a sociedade brasileira de nutrologia, que alerta que o soro milagroso é uma furada.
“Tomar um soro da beleza é quase impossível ter o resultado que a pessoa espera e pode trazer riscos”, disse Marcela Garcez, diretora da associação brasileira de nutrologia
“A gente não sabe as consequências que podem trazer para a saúde de um paciente, pode ser um simples placebo ou em uma situação grave que a pessoa pode chegar ao ponto de morrer“, disse Whashington Fonseca, advogado especialista em direito médico.
ONDE ASSISTIR O FANTÁSTICO?
O Fantástico tornou-se um dos principais programas da Globo desde a sua criação, que ocorreu no dia 05 de agosto de 1873.
Atualmente, Maju Coutinho e Poliana Abritta comandam o Fantástico. Mas, afinal, como assistir o programa?
Os telespectadores podem assistir o Fantástico através da televisão aos domingos ou no GloboPlay de forma gratuita.