Alerta as donas de casa! ANVISA bate o martelo e crava proibição de 2 detergentes populares e que você deve ter em casa; veja os detalhes
De forma indiscutível, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é tida como um dos principais órgãos do Brasil. A autarquia, vale dizer, é a responsável pela regulação e fiscalização de diversos produtos e serviços no país.
Em suma, o órgão possui o dever principal de proteger a saúde dos brasileiros e sempre manter o controle de diversas situações, tanto liberando o consumo e uso de produtos, serviços, quanto também os proibindo. Aliás, dessa vez iremos tratar justamente de proibições cruciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, estamos se referindo ao martelo batido da autarquia e proibição contra 2 detergentes populares e queridinhos das donas de casa. A seguir, confira maiores detalhes a respeito do assunto.
Em suma, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal Consultas ANVISA, traz à tona maiores detalhes da proibição contra os detergentes que podem estar na sua casa.
PROIBIÇÃO
Em síntese, o órgão vinculado ao Ministério da Saúde bateu o martelo contra 2 detergentes amados pelas donas de casa. Vale mencionar que, os itens em questão são da marca MIX COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE LIMPEZA LTDA – ME.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação acabou vindo à tona após uma vistoria da Vigilância Sanitária, que por sua vez, cumpre as normas da Anvisa. Ademais, a resolução 4501 teve sua publicação no dia (05/12/2024), mediante o processo de número 25351.384866/2024-99.
Assim, a autarquia cravou a suspensão da comercialização, uso, fabricação, distribuição e
recolhimento. Vale mencionar que, a situação da medida cautelar, até o momento desta publicação, ainda é ativa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CAUSA PARA A PROIBIÇÃO
Além disso, a ANVISA emitiu um comunicado especificando as causas para a proibição contra os 2 detergentes. Ademais, o órgão apontou a ausência de boas práticas como o responsável pela proibição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Considerando o descumprimento da Resolução RDC nº 47, de 25 de outubro de 2013, que aprovou o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos Saneantes, detectado durante inspeção sanitária realizada em 25/06/2024, e tendo em vista o previsto no art. 5º da citada resolução e no art. 7º e inciso I do art. 67 da Lei n.º 6.360/1976.”, comunica.
PRODUTOS BARRADOS
Vale dizer que, os produtos comprometidos e barrados pela ANVISA foram os seguintes:
- DETERGENTE CLOREMIX (TODOS);
- DETERGENTE NEUTRO MIX (TODOS).
IMPORTANTE! Vale mencionar que, até o momento desta publicação, não foram encontrados comunicados da empresa a respeito do assunto. Todavia, o espaço segue em aberto para a mesma expor sua versão dos fatos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- A Anvisa bateu o martelo e determinou a proibição contra produtos amados pelas donas de casa;
- Em suma, o órgão vinculado ao Ministério da Saúde determinou a proibição de 2 detergentes da marca MIX COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE LIMPEZA LTDA – ME;
- Ademais, a resolução proibindo os itens teve sua publicação no dia (16/10/2024);
- A medida cautelar segue ativa.
O que a ANVISA faz?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.