Para evitar qualquer problema em seu nome, você deve quitar as suas dívidas
O Serasa é uma empresa brasileira de informações de crédito e análise de risco financeiro. Ela é responsável por coletar e organizar informações financeiras de pessoas físicas e jurídicas, como histórico de dívidas, empréstimos, financiamentos e outros dados relacionados ao crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, houve um aumento no número de pessoas endividadas no Brasil. O aumento pode ser atribuído a vários fatores, sendo considerado, dentre os principais, a crise econômica causada pela pandemia da COVID-19, o aumento do desemprego e a inflação.
Quando o devedor atrasa o pagamento de uma conta ou não a paga integralmente, a empresa credora geralmente aciona serviços de proteção ao crédito, como SPC ou SERASA, para registrar a inadimplência e tentar recuperar o valor devido. A inclusão do nome do devedor em cadastros de inadimplentes pode dificultar o acesso a crédito e serviços financeiros no futuro.
Afinal, as dívidas “caducam” após 5 anos?
O registro do nome da pessoa no SPC ou Serasa é uma forma de proteção das empresas e instituições que concedem crédito, garantindo que seus clientes cumpram com suas obrigações financeiras. E caso a pessoa não cumpra com seus compromissos financeiros, a empresa credora tem o direito de tomar medidas legais para recuperar o dinheiro devido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muitas pessoas acreditam que as dívidas caducam após cinco anos, mas na verdade elas continuam em aberto. É importante que o devedor não espere e procure quitar a dívida o quanto antes para evitar acúmulo de juros e outras taxas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Algumas pessoas esperam que a dívida caduque após cinco anos, mas mesmo que isso aconteça, o compromisso ainda aparece nos sites e aplicativos das instituições de crédito. Portanto, é importante quitar todas as dívidas pendentes para evitar problemas futuros com as empresas credoras.
Como “limpar” o nome?
Para quitar uma dívida em atraso, é importante adotar mudanças de hábitos financeiros e economizar. É fundamental organizar a vida financeira por meio de planilhas, anotando as dívidas e priorizando as mais importantes. Separe uma parte do salário para quitar os valores em atraso e negocie com a empresa credora para obter descontos e parcelamentos.