BOA NOTÍCIA
Alerta aos idosos: Nova LEI é aprovada e todos com mais de 60 anos vão parar de PAGAR por este serviço
26/07/2023 às 20h26
Uma excelente notícia para maiores de 60 anos
Nos estados brasileiros, todo cidadão acima de 65 anos tem direito ao transporte público gratuito, assim como pessoas com deficiência. Acontece que uma nova Lei foi aprovada e essa regra, pelo menos no Distrito Federal será alterada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de uma vitória para os idosos com mais de 60 anos que poderão andar em transportes públicos sem pagar nada. A Lei nº 7.298, de 24 de Julho De 2023, que assegurará o direito da gratuidade para essa parcela dos brasilienses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida já entrou em vigor e está valendo desde a última terça-feira (25). Assim como na maioria do país, a Lei permitia o transporte gratuito para pessoas acima de 65 anos.
O projeto é de autoria do deputado estadual Chico Vigilante, onde é uma emenda à Lei nº 2.250, de 31 de dezembro de 1998, que anteriormente garantia transporte público gratuito apenas para idosos acima de 65 anos conforme citado acima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de ampliar o número de pessoas com direito à gratuidade, a Lei também permite o embarque e o desembarque desses passageiros por qualquer porta do veículo de transporte público.
Porém, o que muitos não sabem e vale pontuar é que os acompanhantes desses passageiros também terão o mesmo direito adquirido. Para conseguir usufruir da nova Lei, basta apresentar o documento oficial com foto.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta urgente no JN: Anvisa baixa ordem às pressas contra produto popular e comerciantes se desesperam
● Gratuidade em viagens, isenção colossal e saque de quase R$ 1,5 mil do INSS: Idosos 60+ conquistam 3 vitórias
● Decreto do Detran: Nova lei de trânsito chega com PROIBIÇÃO que pode cancelar sua CNH hoje (22/11)
O QUE É DIREITO AO TRANSPORTE?
Nota-se, portanto, o direito ao transporte público tem como intuito garantir o acesso a todos os espaços e equipamentos das cidades, através da infraestrutura e modalidades, para que o cidadão usufrua das suas funções urbanas.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]