Uma excelente notícia para maiores de 60 anos
Nos estados brasileiros, todo cidadão acima de 65 anos tem direito ao transporte público gratuito, assim como pessoas com deficiência. Acontece que uma nova Lei foi aprovada e essa regra, pelo menos no Distrito Federal será alterada.
Trata-se de uma vitória para os idosos com mais de 60 anos que poderão andar em transportes públicos sem pagar nada. A Lei nº 7.298, de 24 de Julho De 2023, que assegurará o direito da gratuidade para essa parcela dos brasilienses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida já entrou em vigor e está valendo desde a última terça-feira (25). Assim como na maioria do país, a Lei permitia o transporte gratuito para pessoas acima de 65 anos.
O projeto é de autoria do deputado estadual Chico Vigilante, onde é uma emenda à Lei nº 2.250, de 31 de dezembro de 1998, que anteriormente garantia transporte público gratuito apenas para idosos acima de 65 anos conforme citado acima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de ampliar o número de pessoas com direito à gratuidade, a Lei também permite o embarque e o desembarque desses passageiros por qualquer porta do veículo de transporte público.
Porém, o que muitos não sabem e vale pontuar é que os acompanhantes desses passageiros também terão o mesmo direito adquirido. Para conseguir usufruir da nova Lei, basta apresentar o documento oficial com foto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do Aviso-Prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude que CANCELA benefício a CLTs
● Melhor que FIM da tarifa dinâmica: Uber confirma 12 alertas para salvar passageiros durante corridas em 2025
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
O QUE É DIREITO AO TRANSPORTE?
Nota-se, portanto, o direito ao transporte público tem como intuito garantir o acesso a todos os espaços e equipamentos das cidades, através da infraestrutura e modalidades, para que o cidadão usufrua das suas funções urbanas.