EITA!
Alerta: Bradesco, Itaú e Santander fecham agências pelo Brasil e você precisa saber se seu dinheiro corre perigo
29/05/2023 às 9h56
Bradesco Itaú e Santander promovem fechamentos de agências e você PRECISA entender o que está acontecendo
Nos últimos tempos, muitos brasileiros repararam que as principais instituições financeiras do país têm realizado alguns fechamentos de agências em todo o território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tal situação têm gerado algumas especulações e medo entre correntistas, afinal de contas, o ato de fechar portas é algo que assusta qualquer um, ainda mais vinda de instituições que cuidam do nosso dinheiro.
Pra se ter uma leve noção, segundo o que foi divulgado pelo portal Poder 360, o Brasil chegou a fechar 394 agências bancárias só no ano de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, o país contava com 17.908 unidades em dezembro de 2022, o menor número anual da série histórica do BC (Banco Central), iniciada em 2007.
E essa significativa diminuição foi puxada pelos principais bancos privados como Bradesco, Santander Brasil e Itaú, que encerraram as atividades de 377 agências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O BB (Banco do Brasil) instalou mais 3 unidades no ano passado, enquanto a Caixa Econômica Federal não fez alterações. Já os bancos menores, fecharam 20 unidades em 2022.
Mas afinal de contas, o que está acontecendo?
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tebet sem chão: Salário mínimo de R$ 1877 entra em vigor a milhares de CLTS
● Governo Federal destina R$ 30,7 BI e benefício terá AUMENTO de valor mais do que esperado em 2025
● Lula e Tebet desesperados: Atraso em pagamento do INSS atinge 1,8M de beneficiários em NOVEMBRO
Novos tempos, novas medidas …
Apesar de ser um tanto assustador, esses fechamentos de agências não tem nada haver com falências ou vendas para concorrentes. O que de fato está acontecendo é que, desde a pandemia, as agências perceberam que manter tantas agências físicas abertas não fazia mais tanto sentido.
Afinal de contas, com a pandemia, veio também a otimização e uso frequente de serviços bancários por aplicativo.
E essa “herança” deixada pela pandemia perpetuou e, mesmo com as nossas rotinas normalizadas, dá para se contar nos dedos, as vezes que precisamos nos dirigir à uma agência física para resolver problemas bancários não é verdade?
Um exemplo claro dessa otimização foi a criação do PIX, desde a sua criação em março de 2021, é a forma de pagamento mais usada no Brasil.
Mesmo não possibilitando grandes movimentações bancárias, a ferramenta se popularizou de maneira estrondosa. Inclusive, essa inovação foi a que mais contribuiu por essa decisão de acelerar o fim de agências físicas no país.
Isso sem contar nos bancos digitais, que têm se popularizado cada vez mais e tomando uma liderança absurda entre os bancos*SAIBAMAIS*
Então existe uma certa lógica, pra que pagar aluguel e contas básicas de um estabelecimento físico se a maioria das pessoas resolvem tudo pelo aplicativo ou internet banking?
Sendo assim, podem ficar tranquilos ! Caso você tenha valores em qualquer uma dessas agências, o seu dinheiro continua seguro e bem administrado!
Qual foi a primeira instituição financeira do Brasil?
Fundado em 12 de outubro de 1808, o Banco do Brasil S.A. foi a primeira instituição bancária a operar no país e, em mais de 200 anos de existência, acumulou experiências e colecionou inovações, participando vivamente da história e da cultura nacionais.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.