URGENTE
Alerta: Caixa acaba de emitir comunicado com apelo aos clientes e confirma o que não faz de forma alguma
21/09/2023 às 6h40
Caixa emitiu alerta geral para seus clientes referindo-se a um golpe
Não é de hoje que golpes envolvendo contas bancárias acontecem no Brasil, desde sempre vimos pessoas sendo vítimas de fraudes ou de golpes dos mais diversos tipos, como ligação, SMS, email e etc. A Caixa Econômica Federal está atenta nesses golpes e emitiu um alerta geral para seus correntistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suas redes sociais, a Caixa fez uma postagem alertando a todos referente a golpes envolvendo o nome do banco: “Atenção para fugir de golpes pela internet! Se você receber uma mensagem oferecendo empréstimo com condições muito abaixo do mercado, desconfie.
A #CAIXA não realiza cobrança de pagamento como condição para a concessão de empréstimos e consignados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contrate empréstimos apenas nos canais oficiais da #CAIXA.”, comentou o banco em seu perfil oficial.
Até pouco tempo atrás, um outro tipo de golpe estava sendo aplicado envolvendo o nome da agencia bancária. Eles solicitam que as vítimas acessem um link falso, alegando ser necessário para atualização do sistema. No entanto, esse site falso é utilizado para capturar dados de login e senha dos clientes, permitindo que os golpistas acessem suas contas bancárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atenção motoristas, já pode soltar fogos: 7 mil multas podem ser anuladas NESTE momento se você agir
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Em vigor: Novo salário mínimo de R$1.711 é confirmado pra salvar milhões de CLTs em 2025
● IMPERDOÁVEL: Nova lei do capacete traz multa pesada aos donos de motos da Honda e Yamaha
● Globo confirma hoje (16) anúncio da Uber com exclusão de milhares de carros em 2025, inclusive o HB20
É importante destacar que a CAIXA nunca solicita aos seus clientes que informem seus logins e senhas para acessar suas contas, e a instituição não envia links de acesso para sites externos ao seu próprio site oficial.
A CAIXA também ressalta que, em caso de ocorrência de golpes, não se responsabiliza por eventuais perdas financeiras. Portanto, é fundamental que os clientes estejam cientes dessas práticas fraudulentas e sempre verifiquem a autenticidade de qualquer comunicação recebida antes de fornecer informações pessoais ou financeiras.
Como funciona o golpe do empréstimo?
O golpe do empréstimo consignado, também conhecido como golpe do aluguel de margem ou golpe da falsa portabilidade, é uma fraude complexa que merece atenção para evitar que você se torne mais uma vítima desse crime.
Normalmente, empresas formalizadas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), muitas vezes registradas como EIRELI, e com nomes fantasia relacionados a atividades financeiras, como “Bank”, “Cred”, “Solucões Financeiras”, “Grupo Financeiro” e “Business”, estão envolvidas na aplicação desse golpe. Em outros casos, os golpistas usam empresas criadas exclusivamente para intermediar pagamentos, que são responsáveis pelo registro da chave PIX utilizada para receber os valores obtidos de forma criminosa. Essas empresas intermediárias costumam ser chamadas de “Intermediacões de pagamento Ltda”.
Essas “empresas” entram em contato com potenciais vítimas e oferecem uma série de benefícios financeiros, como promessas de redução das parcelas de empréstimos anteriores ou benefícios mensais que são incompatíveis com investimentos legítimos, como uma remuneração de 10% em um único mês.
Em quase todos os casos, os representantes dessas empresas, muitas vezes em colaboração com correspondentes bancários, facilitam a aprovação de empréstimos consignados ou crédito pessoal, de modo que as vítimas não suspeitam da má-fé dos golpistas.
Há relatos de vítimas que receberam valores de empréstimos bancários sem sequer assinar contratos com as instituições financeiras. Outras vítimas afirmam e comprovam com capturas de tela de mensagens de WhatsApp que receberam links ou contratos bancários dos próprios golpistas, com a aparente conivência das instituições financeiras, que permitem que empresas desonestas manipulem seus contratos de forma suspeita.
Fuzuê – Luna socorre Jefinho, Pascoal é levado para a delegacia e Preciosa invade a casa de Nero
Para continuar a fraude, assim que a vítima recebe os valores do empréstimo, os golpistas a pressionam a transferir o montante para uma conta bancária vinculada ao CNPJ da empresa criminosa.
Portanto, é fundamental estar atento e desconfiar de ofertas financeiras muito vantajosas e verificar cuidadosamente a autenticidade das empresas com as quais você lida, especialmente quando se trata de empréstimos ou investimentos. Evite fornecer informações pessoais e financeiras a terceiros sem garantias de confiabilidade e, em caso de suspeita de fraude, denuncie às autoridades competentes.
Portanto, é sempre bom estar ciente de quais mensagens você recebe em seus chat privado em suas redes sociais se referindo a ofertas bancárias, empréstimos, cartão de créditos e etc. Todos os bancos alertam que jamais irão pedir informações pessoais por meio desses canais de comunicação.
Como saber se o SMS é da Caixa?
É muito importante seguir essas dicas de segurança ao lidar com mensagens SMS e links enviados por redes sociais relacionados à CAIXA ou qualquer outra instituição financeira:
- Verifique o número do remetente: Mensagens SMS legítimas da CAIXA geralmente são enviadas de números “diferenciados”, como os que você mencionou: 29015, 29111, 29193, 29194, 29196 e 29197. Desconfie de mensagens de texto que cheguem de números desconhecidos.
- Confirme a origem nas redes sociais: Se você receber um link por meio de uma rede social que alega ser da CAIXA, verifique se o perfil ou página é autêntico e oficial da instituição. Muitas instituições financeiras têm páginas verificadas, que exibem um selo de verificação
Autor(a):
Vitor Silva
Sou um amante de jogos e de tecnologia. Meu intuito no site é trazer as notícias com o máximo de informação e esclarecimento possível !.