Caixa faz alerta geral preocupante para clientes e situação causa pânico
Não é de hoje que a Caixa Econômica Federal, uma das mais fortes instituições financeiras do nosso país, vem alertando clientes sobre a quantidade de golpes que anda rolando usando o seu nome*SAIBAMAIS*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive a instituição emitiu recentemente um comunicado a todos seus clientes sobre golpes com um falso canal de atendimento.
Pois é, por mais absurdo que pareça, alguns bandidos estão entrando em contato com clientes via telefone e até email se fazendo passar por empresas em que a vítima tem cadastro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cuidado, é Golpe!
Os golpistas estão entrando em contato com a vítima alegando que a conta da mesma está sofrendo uma operação não reconhecida, em seguida, eles solicitam dados pessoais e a própria senha do mesmo para dar continuidade ao “bloqueio” da conta ou cartão.
Após isso, o golpista ainda alega que ocorreu um erro na transação de forma recente com pix ou transferência, sendo assim, ele solicita que o usuário repita a operação de maneira manual, transferindo todo o valor da conta para outra, ou seja a dele, fazendo com o cliente perca tudo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses bandidos possuem um alvo bem específico, em sua maioria são pessoas idosas, já que são cidadãos que não possuem tanta familiaridade com a tecnologia.
O pior de tudo, é que esses bandidos são tão minuciosos que o próprio e-mail que eles enviam tem um layout (formatação) parecida com a instituição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso é importante se atentar à mudanças sutis como os endereços de e-mail eletrônico que muitas vezes passam despercebidas por aqueles que os recebem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto isso, os criminosos também usam contas profissionais no WhatsApp, utilizando, para isso, a imagem da empresa, o que dificulta que o cliente desconfie de golpe.
Além do mais, outro ponto para se atentar é que empresas e bancos NUNCA entram em contato com os clientes de maneira direta. Eles jamais solicitam atualizações cadastrais nem pedem senhas, números do cartões ou códigos de verificação.
Como se proteger?
Sendo assim, preocupada com a situação recorrente, a Caixa colocou à disposição dos clientes uma central de atendimento muito prática e segura através do WhatsApp.
A instituição avisa que os clientes devem ficar atentos se o símbolo verde do contato está aparecendo. Fora isso, também divulgam os números corretos de atendimentos via o site oficial do banco.
Infelizmente muitos golpistas têm se aproveitado da boa índole das pessoas e sua falta de desconfiança. Por isso é tão importante que as pessoas em geral, principalmente as mais vulneráveis como os idosos, tenham acesso a essas informações de defesa.
Essa informação não chega a todos e é muito importante que a população fique ciente disto, pois pode evitar que muitos cidadãos caiam em golpes de valores altíssimos e transfiram tudo que batalharam para conseguir!