Os bancos receberam uma série de denúncias feitas pelos clientes
A Caixa e o Bradesco, sem sombra de dúvidas, são duas das maiores instituições financeiras do Brasil, possuindo milhões de clientes espalhados pelo país. Contudo, os bancos se envolveram em uma grande polêmica e dessa vez foram autuados em flagrante pelo Procon.
A situação ocorreu em 2022 após uma série de denúncias de clientes. A Caixa e o Bradesco estavam deixando os clientes chateados com as longas filas de espera dos atendimentos. Indignados com a situação precária dos atendimentos, eles decidiram acionar o Procon.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ocorrido foi em Jaboatão-PE, e as agências eram as localizadas em Prazeres, da CEF, e em Jaboatão Centro, do Bradesco. Conforme as informações, ambas estavam descumprindo a legislação prevista no Código de Defesa do Consumidor.
Segundo a Lei Estadual nº16.559/2019, além da Lei Municipal nº395/2010, os procedimentos estavam em desacordo com o prazo mínimo de 15 minutos para dias comuns. A legislação prevê o prazo mínimo de 30 minutos para os 5 primeiros dias úteis de cada mês, ou em véspera/dia seguinte de feriados.
Vale lembrar que o objetivo da fiscalização é que fiscais entrem nas agências dos bancos e entendam se o prazo prometido por cada uma das agências está sendo cumprido. Além desse problema, uma das agências estava descumprindo outro direito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Lei Federal nº 10.048/2000 prevê a emissão de senhas preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo ou lactantes, e não estava sendo realizados os devidos atendimentos no local.
Segundo o Procon de Pernambuco, as agências autuadas passaram por processo administrativo tendo garantida a ampla defesa e ficaram sujeitas à penalidade de multa, explicou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, Kwid: 5 carros impecáveis para comprar por até R$50 mil em 2025 e fugir do mecânico
● Fim das dívidas na Caixa: Comunicado do Serasa traz grande vitória a brasileiros em apenas 4 passos simples
● Atenção hoje (24/12): Banco Central emite comunicado sobre cobrança de taxa no PIX e crava 2 alertas severos
Como abrir uma conta na Caixa?
Para abrir uma conta na Caixa, você precisa seguir os seguintes passos abaixo. Lembre-se de que os procedimentos podem variar ligeiramente e é sempre bom verificar as informações mais recentes no site oficial do banco ou entrar em contato com uma agência local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Escolha o Tipo de Conta: A Caixa oferece diversos tipos de contas, como conta corrente, poupança, conta salário, entre outras. Escolha o tipo de conta que atenda às suas necessidades.
- Reúna a Documentação Necessária: Normalmente, será necessário apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. As exigências podem variar de acordo com o tipo de conta escolhido.
- Visite uma Agência: Dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal. Você pode encontrar a agência mais próxima no site oficial da Caixa.
- Preencha a Proposta de Abertura de Conta: Na agência, você receberá uma proposta de abertura de conta para preencher. Forneça todas as informações solicitadas com precisão.
- Entregue os Documentos: Apresente os documentos necessários juntamente com a proposta de abertura de conta ao atendente da agência. Eles verificarão os documentos e fornecerão orientações adicionais.
- Aguarde a Análise e Aprovação: Após a entrega da documentação, a instituição realizará uma análise e, se tudo estiver em conformidade, sua conta será aberta.