URGENTE!
Alerta sobre cartões de crédito a aposentados e alívio no bolso: 2 anúncios decisivos chegam do INSS
11/12/2023 às 12h01
Confira AGORA os dois anúncios decisivos sobre duas modalidades de crédito muito usada por aposentados do INSS
E após uma decisão crucial a respeito de uma modalidade de crédito (muito usada por aposentados e pensionistas), o INSS promoveu dois anúncios EXTREMAMENTE importantes a todos os segurados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1- Alívio para o bolso
De acordo com o portal Agência Brasil, um desses anúncios chega como um grande alívio no bolso. Isso porque agora, aposentados e pensionistas do INSS deverão pagar menos em seus futuros empréstimos de crédito consignado, o que trará um grande alívio ao bolso!
Por 14 votos a 1, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou dia 04 de dezembro o novo limite de juros de 1,8% ao mês para essas operações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que esse novo teto é 0,04 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,84% ao mês, nível que vigorava desde outubro.
O teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,73% para 2,67% ao mês. Propostas pelo próprio governo, as medidas entram em vigor cinco dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os porquês …
A justificativa para a redução foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic (juros básicos da economia).
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 22 mil para salvar idosos acima de 60: INSS arma pagamento EXTRA aos aposentados em apenas 1 passo pelo celular
● INSS emite comunicado e crava alerta severo com PROIBIÇÃO que atinge os idosos 60+ em 2024
● Saque EXTRA do INSS libera R$ 22 mil na conta de aposentados e pensionistas para salvar bolso de milhares
No fim de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos de 12,75% para 12,25% ao ano.
Vale lembrar que desde agosto, quando começaram os cortes na Selic, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que a pasta deve acompanhar o movimento e propor reduções no teto do consignado à medida que os juros baixarem.
Apesar da redução, os novos tetos ainda são um pouco mais altos do que queria o Ministério da Previdência Social.
Na semana passada, a pasta havia proposto que o teto caísse para 1,77%, com desconto em folha, e para 2,62% no cartão de crédito consignado. Os representantes das instituições financeiras defenderam a manutenção das taxas atuais.
Situação dos bancos
Com o novo teto, alguns bancos oficiais terão de reduzir as taxas para o consignado do INSS. Segundo os dados mais recentes do Banco Central (BC), o Banco do Nordeste cobra 1,88% ao mês, e o Banco da Amazônia cobra 1,86%.
Como as taxas estão acima do teto atual nestes, na prática, as duas instituições suspenderam a oferta desse tipo de crédito.
Entre os bancos federais, o Banco do Brasil cobra 1,8%, exatamente o valor do futuro teto, e apenas a Caixa cobra menos, com taxa de 1,73% ao mês.
2- Alerta quanto aos cartões de crédito
Outro anúncio importante e que serve de alerta a milhares que fazem uso de cartões de crédito, é que com essas mudanças, além do empréstimo consignado, o cartão de crédito consignado também deverá sofrer modificações cruciais.
De acordo com o portal FDR, agora o limite máximo de cobrança para a modalidade de crédito foi fixado em 2,67% ao mês;
Anteriormente, a taxa era de 2,73%
LEMBRANDO QUE: Tanto nas modalidades de empréstimo como de cartão de crédito, a cobrança é realizada diretamente na folha de pagamento do benefício do INSS
Mas como funciona o consignado e como eu faço para solicitar?
Ao contrário do empréstimo pessoal comum que autoriza o pagamento via débito em conta, ou por boleto, o empréstimo consignado debita o valor da parcela do salário do cidadão.
Sendo assim, se a nova taxação aumentar em 2024, automaticamente o valor do benefício dos aposentados, que aderirem a modalidade de crédito, sofrerão uma certa redução na hora em que cair na conta.
Empréstimo consignado é descontado diretamente no benefício dos aposentados do INSS (Foto Reprodução/Internet)No caso do INSS, o desconto é feito na aposentadoria ou na pensão, vale para pagamentos vitalícios.
Em 2023 quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) passou a ter direito de contratar o crédito consignado também.
Para os bancos o empréstimo é mais seguro porque como o salário é vitalício e o desconto acontece neste pagamento, não há como existir inadimplência.
Como contratar?
Para contratar você precisa entrar em contato com o banco do seu interesse, não precisa ser necessariamente onde recebe seu benefício. Em seguida você solicita a liberação do empréstimo consignado, analisando proposta de pagamento e taxas de juros.
Após isso, envie o comprovante de segurado do INSS (a carteirinha, por exemplo), e outros documentos e confirme com o banco a liberação do dinheiro que deve acontecer na sua conta;
Na data marcada o banco passa a descontar da sua aposentadoria a quantia referente a parcela do crédito.
Margem de crédito
A margem do consignado do INSS nada mais é do que o máximo que pode ser descontado daquele pagamento para pagar empréstimo.
Da margem total há uma quantia que pode ser comprometida para crédito financeiro, outra para o cartão de crédito e ainda para o cartão do benefício.
No caso do cartão, quando o valor da fatura ultrapassa o limite do consignado (débito em pagamento), o consumidor pode pagar de maneira separada. Ao todo, até 45% da aposentadoria ou pensão pode ser consignada em:
- 35% são para o empréstimo pessoal;
- 5% para o cartão de crédito;
- 5% para o cartão de benefício.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.