O celular está sendo o grande vício do século
Porém, o que acaba deixando os usuários em pânico é quando o telefone celular acaba te deixando na mão, ou seja, descarregando a bateria. Em alguns casos é normal por causa do uso do aparelho e mais cedo ou mais tarde o mesmo precisa ser recarregado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que em alguns casos acontece o inverso. Isso porque mesmo alguns celulares estando com 100% de bateria, ás vezes ele acaba morrendo do nada, sendo desligando abruptamente.
SAIBA MAIS! Descanse em paz: O triste fim de celular AMADO no Brasil após não suportar concorrência com a SAMSUNG
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa situação frustrante já pegou a muitos usuários de surpresa, independentemente do valor do celular. De acordo com especialistas, não existe uma única razão para esse problema, mas uma das principais suspeitas é para um problema de comunicação entre o sistema de controle da bateria e o indicador de nível de acordo com informações do portal Edital Concursos.
O Battery Management System (BMS), responsável pelo gerenciamento da bateria, onde nem sempre ele dispõe de uma leitura precisa da porcentagem de bateria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso acontece, em tese, porque um sistema de monitoramento de alta precisão custaria praticamente o valor da própria bateria. Desse modo, a porcentagem exibida nem sempre reflete com precisão o quanto de carga o celular realmente possui.
A situação fica mais delicada quando os aparelhos são mais antigos e não contam com as atualizações de sistemas mais recentes. Fora isso, outros possíveis erros podem contribuir para que mesmo estando com 100% de bateria, o celular acaba morrendo do nada.
Um dos mais comuns é usar carregadores não originais, de marcas desconhecidas ou não certificados, pois podem oferecer risco por fornecerem voltagem instável, o que pode danificar a bateria e até mesmo causar problemas no dispositivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esquecer o celular na tomada também ajuda a ‘viciar’ o aparelho e até mesmo a reinicialização do mesmo contribui para reduzir ainda mais o tempo da bateria.
HÁ SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA?
Se o seu celular é antigo e a bateria está desgastada, pode ser hora de considerar uma substituição do modelo, afinal de contas, uma bateria saudável é fundamental para um dispositivo confiável.
Em resumo, quando o seu aparelho te deixa na mão, não é necessariamente culpa do modelo, mas sim do complexo sistema de bateria e as suas interações com fatores diversos, como temperatura e idade.
Fique atento ao comportamento da sua bateria e, se necessário, procure a assistência de um profissional para avaliar e solucionar problemas relacionados ao telefone.