Comunicado feito a respeito do benefício do Bolsa Família deixa brasileiros em ALERTA
É do conhecimento de todos que o “Bolsa Família” é um dos programas sociais que mais auxiliam famílias de baixa renda e em insegurança alimentar.
Criado em 2003, durante o primeiro mandato do Presidente Lula (PT), o programa sempre visou combater a pobreza e amenizar a desigualdade social.
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A seleção de beneficiários geralmente é executada com base no Cadastro Único e fornece um auxílio financeiro mensal de acordo com a composição familiar e a renda per capita.
Porém, beneficiários do programa precisa ficar em alerta! Afinal de contas devido à inconsistências ou informações desatualizadas no cadastro, o mesmo pode ser BLOQUEADO.
Essa medida é executada para garantir a correta destinação dos recursos e evitar possíveis fraudes. Mas se acontece isso de forma indevida, o que devo fazer?
Só para se ter uma noção, cerca de 1,2 1,2 milhão de pagamentos do Bolsa Família foram bloqueados devido a inconsistências na composição familiar.
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Entendendo melhor a medida
Segundo o Seu Crédito Digital, dessas inconsistências, foi feita uma implementação da Averiguação Cadastral Unipessoal, que visa verificar, de forma minuciosa, as informações de pessoas cadastradas como moradoras unipessoais para evitar repasses incorretos de benefícios sociais.
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Essa medida busca aprimorar a gestão dos benefícios, tornando o processo mais justo e transparente.
A atualização das informações é essencial para restabelecer os pagamentos aos beneficiários bloqueados, sem prejudicá-los. O compromisso do governo é promover uma gestão eficiente e garantir acesso digno aos benefícios.
Vale mencionar que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tem trabalhado para corrigir distorções e direcionar efetivamente os benefícios. Uma medida adotada foi a revisão dos registros unipessoais de pessoas que alegam morar sozinhas.
Mas é importante deixar claro que o objetivo não é penalizar e sim garantir que esse programa atenda realmente quem precisa.
Caso comprovada a elegibilidade e a residência unipessoal, os benefícios serão restabelecidos. O ministro enfatiza a importância de manter a opção de registro unipessoal para quem se enquadra nessa situação.
O MDS está corrigindo e qualificando os registros para direcionar os benefícios adequadamente, visando transparência e eficiência do programa e contribuindo para a redução das desigualdades sociais.
Cadastros em queda
De acordo com o que foi divulgado pelo portal da Folha de S. Paulo, em março houve uma redução expressiva em 66% na entrada de cadastros unipessoais em comparação com a média registrada em 2022.
Segundo o ministério, em março, a entrada de cadastros unipessoais foi 66% menor do que a média verificada em 2022, quando chegaram a entrar quase 500 mil cadastros unipessoais em um único mês.
Como saber se o meu benefício do Bolsa Família foi Bloqueado?
Ainda de acordo com o portal Folha de S.Paulo, os cidadãos com o benefício bloqueado estão recebendo mensagens por SMS ou no aplicativo do Bolsa Família com a seguinte informação:
“MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo”.
Para ter o benefício estabelecido terá que seguir as seguintes medidas:
- O cidadão que realmente mora sozinho deve procurar um posto de atendimento do Cadastro Único no município onde mora.
- É preciso levar documentos pessoais e comprovante de residência para atualizar o cadastro. Além disso, no local, será necessário assinar um termo informando que mora sozinha.
- Após a regularização, o município irá desbloquear o cadastro e, em seguida, o benefício será pago, com a liberação de todas as parcelas bloqueadas.
E quem alegou morar sozinho mas mora com outras pessoas deve seguir as seguintes etapas:
- O cidadão que mora com a família, mas se cadastrou como unipessoal pode solicitar o cancelamento do cadastro pelo app do Cadastro Único.
- No aplicativo, é preciso informar o login e a senha e entrar em “Consulta completa”, onde haverá a opção de cancelar o cadastro.
- Depois, é necessário agendar um atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, incluindo seus dados na família com a qual vive.
- Se estiver nas regras de pagamento do programa, passará a receber o valor.