A marca de sorvetes querida pelo público foi arrancada dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é um órgão fundamental e que sempre entra em cena na vida dos brasileiros para possibilitar uma maior segurança e confiabilidade nos produtos disponibilizados no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante do cuidado com o bem-estar da população, a agência tomou uma atitude com a marca de sorvetes mais amada do mercado. Acontece que os produtos da empresa precisaram ser arrancados das prateleiras com urgência devido o risco de contaminação.
Após suspeitas de traços de substância tóxica na produção dos lotes de 2 sabores de gelados e 2 de picolé da marca Häagen-Dazs, com validade entre o dia (16) de maio e (29) de junho de 2023, uma atitude acabou sendo tomada às pressas. Acontece que a General Mills Brasil iniciou o recolhimento de forma voluntária dos produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo aconteceu em agosto de 2022, quando foi divulgado a Resolução RE 2.676/2022, publicada no dia (17) de agosto daquele ano e com o objetivo de formalizar o recolhimento e dar conhecimento aos consumidores, além de proibição da importação, distribuição, comercialização e uso dos mesmos.
Vale lembrar que, foram encontrados 2-cloroetanol (2-CE) no ingrediente da fabricação do sorvete para conferir o sabor baunilha (aroma). Tudo aconteceu pelo processo de investigação e testagem da empresa após ser encontrado, em julho daquele mesmo ano, a substância 2-CE em lotes de outro sorvete da marca Häagen-Dazs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O achado se deu no sabor baunilha, com validade entre os dias (07) de julho de 2022 e (18) de julho de 2023. Na época, a empresa também deu início ao recolhimento voluntário.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● Virada: Regra 20, 30, 40 da aposentadoria confirma DESCANSO antes dos 60 para milhões de brasileiros
● Governo Lula arma fim de serviço vital do FGTS e trabalhadores têm até FEVEREIRO de 2025 para sacar valores
Diante a situação preocupante que resultou no alerta da ANVISA, a empresa divulgou uma nota expondo os riscos do produto aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Caso você tenha adquirido sorvetes da marca Häagen-Dazs com as datas de validade citadas, não consuma o produto. Guarde a embalagem e entre em contato com a empresa General Mills”, diz o comunicado.
Apesar da proibição, a marca gigante de sorvetes segue produzindo seus produtos e garantindo o queridismo do público.
O que é o 2-cloroetanol (2-CE)?
A substância 2-cloro etanol (2-CE) tem sido identificada em vários produtos alimentícios, sendo associada comumente à utilização de óxido de etileno (ETO) na produção da matéria-prima.
Em alguns casos, o 2-CE pode derivar de outras fontes, como é o caso do recolhimento de lotes específicos de sorvetes da marca Häagen-Dazs, onde foi identificada como origem da substância a reutilização do solvente à base de álcool e água no processo de extração do aroma de baunilha.
Não há evidências que indiquem que o 2-CE possa causar câncer e alterações capazes de provocar danos às células humanas.