Alerta da Magalu, Casas Bahia e Mercado Livre é emitido
Para quem não sabe, nesta sexta-feira (15), de março, é comemorado o Dia do Consumidor. A saber, a data celebra os direitos do consumidor no mundo inteiro. A data foi criada em 15 de março de 1962, quando o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, destacou a importância dos direitos dos consumidores em um discurso histórico.
Assim, com direito a nada mais, nada menos que um verdadeiro limpa nas contas, vocês saberão agora tudo sobre o alerta da Magalu, Casas Bahia e Mercado Livre que foi emitido com urgência no dia do consumidor.
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As informações são do portal UOL. Conforme o que foi divulgado pela fonte, algo muito comum nesta data, são criminosos se aproveitando para aplicar golpes.
Portanto, conforme a fonte, existem algumas dicas sobre como evitar cair em golpes nesta data, afinal, é muito comum que na atualidade golpes façam uma verdadeira limpa nas contas dos clientes.
A primeira delas, é Pesquise o produto. Avalie as características, preço, formas de pagamento, frete, prazo de entrega.
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“A análise e pesquisa desses itens pode evitar uma série de problemas e reclamações posteriores”, afirma Bianca Lobo, coordenadora jurídica do escritório Nelson Wilians Advogados e especialista em direito do consumidor.
Outra dica importante, é: Analise todos os detalhes do preço antes de fechar a compra. “O consumidor precisa estar atento às ofertas e principalmente ao valor dos produtos desejados. É importante avaliar os preços muito antes das datas promocionais do comércio”, disse.
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“As empresas podem aumentar tanto o valor dos produtos, como também o valor do frete para ‘maquiar’ o preço final do produto. A maquiagem de preço também é uma prática proibida e frequentemente alertada pelos Procons”, falou
Bianca Lobo, coordenadora jurídica do escritório Nelson Wilians Advogados e especialista em direito do consumidor.
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O que fazer em casos de golpes?
Cuidado com anúncios de “oportunidades únicas” e também acesse sempre os canais oficiais do fornecedor, como exemplo, Magazine Luiza e Casas Bahia.
Outra dica que não pode passar batido é: Não clique em links de ofertas recebidos por e-mail, WhatsApp ou redes sociais.
Por fim, é importante salientar ainda que, caso você realize alguma compra e se sinta lesado, o Procon-SP recomenda primeiramente tentar um acordo diretamente com a empresa. Caso o problema não seja resolvido, a recomendação é procurar o Procon da sua cidade para fazer uma reclamação formal.