ÓTIMAS DICAS

Alerta de diabetes: 5 alertas indicam açúcar em excesso no sangue e idosas 60+ devem se atentar

11/10/2024 às 14h21

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
No Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivem com diabetes (Foto Reprodução/Freepik)

O excesso de açúcar no sangue pode indicar uma série de problemas. Inclusive, pode ser um sinal claro de diabetes. Aliás, temos 5 alertas importantes

Não precisa ser um especialista no assunto para concluir que a grande maioria das pessoas se preocupa bastante com a saúde. Aliás, um problema que pode gerar muita dor de cabeça é a famosa diabetes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, são níveis acima do normal de açúcar no sangue, ou seja, um problemão. Por isso, é importante a realização de exames para constatar se tem o problema de saúde e se cuidar.

Afinal, o que é diabetes?

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue ( hiperglicemia) de forma permanente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 sinais que indicam excesso de açúcar no sangue

Para prevenir a diabetes, é necessário uma série de cuidados especiais. Uma das principais dicas é controlar os níveis de açúcar no sangue.

Poucas pessoas sabem, mas segundo informações do portal Catralivre, o nível elevado de açúcar no sangue pode causar alguns sintomas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sede excessiva (Polidipsia)

Um dos sinais mais comuns de níveis elevados de glicose no sangue é a sede excessiva. Quando o corpo acumula muito açúcar no sangue, os rins trabalham mais para filtrar o excesso de glicose.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fome exagerada

Você pode sentir fome excessiva quando os níveis de açúcar estão altos. Apesar de haver glicose no sangue, as células não conseguem absorver adequadamente esse açúcar para obter energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Micção frequente

A necessidade frequente de urinar é outro sinal clássico de hiperglicemia. O excesso de açúcar no sangue faz com que o corpo tente eliminar a glicose pela urina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fadiga e cansaço constantes

O cansaço persistente, mesmo após uma boa noite de sono, é outro sinal comum de que seu corpo pode estar com muito açúcar no sangue.

Náusea e vômitos

Isso acontece quando o corpo começa a quebrar a gordura para produzir energia, resultando na formação de cetonas no sangue, que em excesso podem ser tóxicas.

Considerações finais:

Para quem tem medo da temida diabetes, temos algumas dicas especiais. Isso porque existem alguns sinais que podem indicar o excesso de açúcar no sangue. Como sede excessiva; fome exagerada; micção frequente; fadiga e cansaço constante e náuseas e vômitos.

Como emagrecer rápido?

De acordo com o ‘Tua Saúde’, algumas dicas para emagrecer mais rápido e perder barriga incluem praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, entre outros.

Além disso, é importante priorizar os alimentos ricos em fibras, como leguminosas, frutas, legumes e verduras. Isso porque eles são digeridos lentamente, assim, controlando a fome.

Veja o que você pode fazer para emagrecer mais rápido e de forma saudável:

  • Priorizar alimentos ricos em fibras, proteínas magras, gorduras saudáveis, frutas, vegetais e cereais integrais.
  • Evitar alimentos industrializados, como refrigerantes, sorvetes e queijos gordos, que têm muitas calorias, açúcar e aditivos químicos.
  • Praticar exercícios com frequência, como caminhada, corrida e ciclismo, que aceleram o metabolismo.
  • Utilizar aplicativos ou diários para se manter motivado e aumentar a perda de peso.
  • Consumir um café da manhã rico em proteínas, pois ajuda a acelerar o metabolismo.
  • Beber bastante água.
  • Dormir entre 7 a 9 horas por noite.
  • Evitar o estresse.

🚨 Record faz milagre no horário nobre + Raquel Brito se pronuncia + Desfecho de Sandra na Globo     

açúcar no sangue
açúcar no sangue e diabetes
diabetes
problema de saúde

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.