Você precisa saber sobre essa situação envolvendo motoristas da Uber e 99
Nos últimos anos, os aplicativos de transporte individual se tornaram verdadeiras febres em todo o Brasil. Aliás, duas das maiores empresas são a Uber e a 99. Contudo, até mesmo neste serviço existem alguns golpes e é preciso que o usuário fique atento com possíveis fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova prática da vez, segundo informações do portal O Tempo, é a compra ilegal de informações pessoais para se tornar motorista do aplicativo. Acontece que por trás dos perfis falsos, estão pessoas que foram barradas dos aplicativos que utilizam a fraude para continuar a trabalhar ou até mesmo criminosos.
Os motoristas que foram banidos de aplicativos como Uber e 99 por reclamações de passageiros ou outros motivos veem na ilegalidade uma forma de continuar no ramo. Isto expõe uma grande falha de segurança nesses aplicativos, o que pode virar uma ameaça à segurança de quem solicita a viagem sem nem imaginar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo O Tempo, a situação é muito mais preocupante em Belo Horizonte (MG), onde muitos motoristas de aplicativos denunciaram essa fraude. Aliás, uma das justificativas para fazer o uso do mercado ilícito é a exclusão sem aviso prévio da plataforma, que gera medo diante da instabilidade financeira.
Vale lembrar que a compra de dados costuma ocorrer, principalmente, através das redes sociais. Aliás, alguns motoristas chegaram a falar sobre o assunto. De acordo O Tempo, os valores para obtenção de uma nova conta fraudulenta podem variar de R$ 500 a R$ 1.000, com as transações sendo realizadas através do Pix.
O que fazer nesses casos?
Para não se tornar vítima de um motorista fraudulento, os usuários de aplicativos da Uber e 99 devem ficar em alerta quanto às discrepâncias entre foto e o motorista. Além disso, é importante observar o comportamento durante a viagem, denunciar para a plataforma qualquer ação suspeita.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE